App my Santa Maria
O Auditório Municipal Beatriz Costa, em Mafra, recebeu o encontro “Mais Vale Prevenir que Remediar – Prevenção de situações de perigo em Crianças e Jovens”, uma iniciativa da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Mafra dedicada à sensibilização e reflexão sobre a prevenção e deteção de situações de perigo, com o propósito de reforçar a promoção dos direitos das crianças e jovens.
A sessão contou com a participação de técnicos de ação social, psicólogos, juristas, profissionais de saúde e especialistas na área da promoção e proteção de crianças e jovens, reunindo um conjunto alargado de peritos para partilha de conhecimento e debate de estratégias que contribuam para respostas mais eficazes no terreno. A ULS Santa Maria esteve representada pela enfermeira Natália Rodrigues, da UCC de Mafra, membro da Comissão Restrita, dedicada à intervenção direta e processual em situações de perigo, e da Comissão Alargada, orientada para ações comunitárias de prevenção e promoção.
O programa iniciou com um momento musical protagonizado por alunos do Conservatório de Música de Mafra, ao qual se seguiu a intervenção de boas-vindas da presidente da CPCJ de Mafra, Dina Alves. As apresentações incidiram sobre temas essenciais como a deteção e sinalização de maus-tratos, as orientações de atuação em casos de abuso sexual e a importância do bem-estar das equipas que trabalham no domínio da infância e juventude. As comunicações ficaram a cargo de Fátima Duarte, da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, de Rute Agulhas, especialista em Psicologia Clínica e da Justiça, e de André Tavares Rodrigues, investigador na área do bem-estar das equipas de intervenção psicossocial.
A vereadora Liliana Faustino encerrou o encontro, que terminou com um segundo momento musical pelos alunos do Conservatório de Música de Mafra.