EDITORIAL

 

José Alexandre Abrantes

José Alexandre Abrantes

Enfermeiro Adjunto – Direção de Enfermagem

Enfermeira Gestor – Especialista em Enfermagem de Reabilitação (PhD, RN, CCRN, PHRN, CFRN)

A Força dos Núcleos de Enfermagem na Transformação dos Cuidados de Saúde

Os núcleos de Enfermagem têm-se consolidado como espaços estratégicos de articulação, reflexão e aprimoramento das práticas assistenciais e de gestão no campo da saúde. Mais do que simples estruturas administrativas, esses núcleos representam a essência do trabalho coletivo e interdisciplinar, promovendo o fortalecimento da identidade profissional e o compromisso ético com o cuidado humano.

Em um cenário de constantes desafios — sejam eles tecnológicos, epidemiológicos ou sociais —, os núcleos de Enfermagem atuam como polos de inovação e liderança. Neles os profissionais compartilham saberes, discutem protocolos, analisam indicadores e desenvolvem ações centradas na qualidade e segurança do doente. Além disso, contribuem significativamente para a formação contínua da equipe, estimulando o pensamento crítico e a pesquisa aplicada ao cotidiano do cuidado.

Foi com base nestas premissas que em junho de 2023 lancei o desafio, a um conjunto de colegas, de fundarem os núcleos de Enfermagem do, na altura, Centro Hospitalar Lisboa Norte, EPE, em estreita articulação com o Gabinete de Formação e Investigação em Enfermagem.

Não sendo uma ideia inédita, foi o primeiro Centro Hospitalar a criar simultaneamente núcleos de Enfermagem por cada área de especialidade (6) e pioneiro a criar o núcleo de cuidados gerais. Este último núcleo teve por base o racional de a maioria dos profissionais de Enfermagem serem enfermeiros de cuidados gerais.

O regulamento de funcionamento dos núcleos de enfermagem foi aprovado a 24 de agosto de 2023 e a apresentação pública à Instituição foi realizada na Aula Magna da Faculdade de Medicina de Lisboa no dia 18 de setembro desse ano.

O desafio lançado pretendia:

  1. Refletir sobre as práticas implementadas na Instituição identificando as que, de fato, contribuem para a excelência dos cuidados de Enfermagem;
  2. Aproximar colegas, criando pontes de comunicação efetivas;
  3. Proporcionar momentos de partilha entre os colegas, favorecendo uma abordagem mais holística;
  4. Divulgar e dar visibilidade aos cuidados de Enfermagem;
  5. Promover o desenvolvimento técnico-científico da Enfermagem.

Poderei afirmar que o objetivo primordial foi dar visibilidade aos Enfermeiros da Instituição, fomentar uma abordagem proativa para a promoção da saúde, trabalhando no sentido da excelência dos cuidados de Enfermagem e nos ganhos em saúde.

Reconhecer o papel dos núcleos de Enfermagem é valorizar a base sobre a qual se sustenta o Sistema Nacional de Saúde: o trabalho comprometido, sensível e tecnicamente qualificado dos enfermeiros. Que possamos seguir fortalecendo esses espaços, garantindo-lhes autonomia, recursos e visibilidade pois deles depende, em grande parte, a consolidação de uma assistência verdadeiramente humanizada e resolutiva.

Grato a todos os que partilharam o sonho, acreditaram e deram corpo e alma a este projeto.

José Alexandre Abrantes