App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria aderiu ao programa estratégico CARDIO4Cities, impulsionado pela Fundação Novartis, um projeto pioneiro na Europa que vai cobrir toda a cidade de Lisboa para melhorar a saúde cardiovascular da população.
O acordo foi formalizado nesta segunda-feira, 15 de Dezembro, na Câmara Municipal de Lisboa. Além da ULSSM e da Fundação Novartis, o projeto engloba a própria autarquia e as outras duas ULS de Lisboa, o que o torna único em termos de alcance populacional.

“Proximidade é a palavras-chave neste projeto. A ULS Santa Maria está assim a aprofundar o trabalho que já é feito pelos nossos cuidados de saúde primários em parceria com os cuidados de saúde hospitalares e as juntas de freguesia da nossa área”, destacou o Presidente da ULSSM após a assinatura do protocolo. Carlos das Neves Martins frisou ainda que Santa Maria está sempre disponível “para trabalhar com o poder local e tem total abertura para projetos de inovação”.
O programa CARDIO4Cities vai permitir reforçar rastreios, ações de literacia e identificar populações com maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, a principal causa de morte em Portugal, permitindo adaptar medidas de saúde pública dirigidas a esses habitantes da cidade de Lisboa.
A nível global, o programa tem como objetivo melhorar a saúde cardíaca de 150 milhões de pessoas em 30 das cidades mais populosas do mundo no prazo de 3 anos. Lisboa será uma cidade-piloto a nível europeu de um projeto que já está em curso, por exemplo, em São Paulo, com ganhos assinaláveis em saúde: esta mega-cidade brasileira registou um aumento de até 3 vezes nas taxas de controlo da tensão arterial da população.