App my Santa Maria
“Hoje é o primeiro dia do resto da tua vida”. A música escolhida pelo Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da ULS Santa Maria para homenagear um dos seus maiores vultos não podia ter sido melhor escolhida. A letra escrita por Sérgio Godinho enquadrou a despedida profissional de Nazaré Santos, por aposentação, ao fim de mais de 40 anos de dedicação a Santa Maria e aos seus doentes.
Da homenagem, realizada nesta semana no Anfiteatro Jorge Horta, fizeram parte muitos dos colegas que compartilharam com a médica psiquiatra várias décadas dedicadas à Saúde Mental, sobretudo na área da prevenção do suicídio relacionada com os mais jovens. Uma história pontuada pela exibição de uma seleção de fotografias com os seus melhores momentos.
O Diretor do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da ULSSM, Luís Câmara Pestana, deixou palavras de gratidão. “Os meus agradecimentos pela dedicação, pela excelência da qualidade na assistência aos doentes, pelo trabalho em particular na psiquiatria da infância e que levou ao arranque da Unidade de Psiquiatria Integrada para a Adolescência (UPIA) e por toda uma vida de trabalho que partilhámos”.
Ao fazer uma retrospetiva de carreira, Nazaré Santos destacou a construção da Unidade que representa um sonho de uma geração de profissionais. “A UPIA é magnífica pela integração dos serviços de psiquiatria e psiquiatria infantil”.
A homenageada lembrou que quando decidiu estudar Medicina pensou noutras opções, mas hoje não se arrepende da escolha. Viveu a Revolução de Abril e a construção do Serviço Nacional de Saúde, dirigindo agora palavras motivadoras às novas gerações que iniciam esta atividade. “Nesta sociedade em mudança, acredito que a Psiquiatria pode reinventar-se. Cuidar da Saúde Mental neste momento é um ato de resistência, recomeço e revolução”.
Na sua mensagem, Nazaré Santos reforça ainda a importância do papel da solidariedade e do trabalho de equipa multidisciplinar, materializado no modelo da UPIA. Por isso, na plateia, as equipas multidisciplinares de psiquiatras, psiquiatras da infância e da adolescência, enfermeiros, psicólogos, assistentes sociais, assistiram a um testemunho que deixa sementes para a continuidade da partilha de conhecimentos, experiências e práticas que culminam na prestação do melhor cuidado ao doente.