App my Santa Maria
A ULS Santa Maria participou durante o último fim de semana na 37.ª Festa de Natal para as pessoas em situação de sem abrigo ou vulnerabilidade social, organizada todos os anos pela Comunidade Vida e Paz.
Um evento de cariz social que é já uma tradição na cidade de Lisboa e ao qual as equipas da ULSSM se associam orgulhosamente, seja através de consultas e cuidados de saúde, rastreios ou no apoio logístico.
Num espaço habitualmente destinado aos estudantes, a Cantina Velha da Cidade Universitária, em Lisboa, organizou-se em áreas distintas para poder proporcionar os diversos serviços aos cerca de dois mil convidados, incluindo o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e a Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que fizeram questão de marcar presença.
Na área da Saúde, a ULSSM esteve representada com equipas da Unidade de Saúde Pública, Serviço de Oftalmologia e Serviço de Sistemas de Informação, com diversos assistentes técnicos para dar apoio a consultas e referenciações.
No total, foi possível realizar 177 consultas e, em alguns casos, referenciar para as especialidades médicas, como a Psiquiatria que observou dez utentes. A tende de Primeiros Socorros contou 109 atos clínicos. Estas consultas contam com o apoio dos estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa da Universidade de Lisboa, aqui ao serviço da Comunidade.
Já os Oftalmologistas e os Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica Ortoptistas da ULS Santa Maria realizaram cerca de 75 rastreios por dia, fizeram cerca de um total de 119 rastreios e 103 consultas e, nos casos referenciados, foram oferecidos diversos pares de óculos, através da parceria com a indústria.
A equipa de enfermagem da ULSSM também marcou presença para vacinar 163 utentes, sobretudo para a gripe e Covid 19. “Muitas destas pessoas têm constrangimentos e não se dirigem aos serviços de saúde durante todo o ano e recorrem a este espaço, sendo alguns já presença habitual para a vacina anual”, salientam as enfermeiras.
No ano passado, passaram pelo espaço onde decorre esta iniciativa cerca de 1.800 pessoas, com mais de 4 mil refeições oferecidas. Este ano, este número cresceu uma vez que a organização refere um aumento do número de pessoas nesta condição.
Saliente-se que neste local é possível que as pessoas em situação irregular sejam encaminhadas para as entidades competentes e inclusive possam tratar de documentação como o cartão do cidadão.