App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM) reafirmou no último ano o seu compromisso com o acesso dos cidadãos às terapêuticas mais avançadas. Em 2025, a ULSSM investiu cerca de 36 milhões de euros em medicamentos inovadores, representando 12% da despesa total da instituição com fármacos.
O papel da Comissão de Farmácia e Terapêutica, em estreita articulação com o Conselho de Administração da ULS Santa Maria, tem sido fundamental para garantir que o acesso à inovação é feito com base na melhor evidência científica. Com mais de 6 mil pareceres positivos emitidos, numa taxa de aprovação que se aproxima dos 90%, a ULSSM assegura uma resposta rápida e segura às necessidades clínicas dos seus utentes.
Este investimento estratégico foca-se em áreas de elevada complexidade, que demonstram o papel dos serviços de Santa Maria, reconhecidos como centros de referência nacionais para perto de duas dezenas de doenças, integrando ainda uma dezena de Redes Europeias de Referência no tratamento de doenças raras e muito raras. A Paramiloidose lidera a utilização de novas substâncias ativas, seguida por outra áreas vitais como as doenças lisossomais e a oncologia (cancro da mama e mieloma múltiplo).
A par da aposta em novas terapêuticas, a ULSSM mantém um foco rigoroso na eficiência. Através de uma quota de utilização de biossimilares que aumentou de 70% para 80,5% (onde o universo da amostra é o número total, aprovado para potencial utlização no nosso país, destes medicamentos biológicos desenvolvidos para serem similares a medicamentos biológicos de referência já existentes), a instituição gerou uma poupança que ronda os 15 milhões de euros. Um valor reinvestido na capacidade da instituição em oferecer terapias de última geração a milhares de doentes.