App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria reforçou a sua resposta social no último ano, com um foco claro na contratualização de camas de proximidade, estratégia que permite libertar vagas hospitalares para doentes agudos, garantindo uma resposta na comunidade, onde os utentes recebem acompanhamento adequado e mais próximo do seu contexto familiar.
O principal indicador desta aposta na desospitalização é o aumento de 40% no número de doentes em camas de proximidade, que passou de 392 para 550 beneficiários. “Estes números demonstram o compromisso da ULS Santa Maria em garantir resposta para quem necessita de cuidados hospitalares, ao mesmo tempo que mantemos o compromisso com o utente após o seu episódio agudo. Neste momento, garantimos uma rede com mais de centena e meia de camas de proximidade para os nossos utentes, uma resposta que se pretende mais próxima das suas residências e mais confortável para as famílias”, enfatiza o Presidente da ULS Santa Maria, Carlos das Neves Martins.

O balanço da atividade do Serviço Social da ULSSM mostra um aumento de resposta à população transversal a todos os níveis de cuidados, em linha com o reforço do seu quadro de profissionais:
O trabalho da equipa do Serviço Social reflete uma maior capacidade de acompanhamento da população, pilar essencial na agilização dos fluxos assistenciais e na humanização dos cuidados aos nossos utentes.