App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde (ULS) de Santa Maria prepara-se para integrar um projeto-piloto inovador de rastreio do cancro do pulmão. A ULSSM identificou já 3 500 utentes elegíveis, a quem será efetuado um convite para realizar o rastreio.
O rastreio do cancro do pulmão na ULSSM resulta do trabalho multidisciplinar das equipas do Departamento do Tórax, em estreita articulação com o Serviço de Imagiologia, os Cuidados de Saúde Primários e a Saúde Pública da instituição, e visa detetar a doença em fases precoces, elevando as hipóteses de cura. “O cancro do pulmão progride silenciosamente. Quando aparecem os sintomas, a doença costuma estar avançada. Com este rastreio, queremos inverter o cenário atual : passar de 15-20% de hipóteses curativas para 70-80%”, destaca Cristina Bárbara, Diretora do Departamento do Tórax da ULS Santa Maria
Neste Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, a Unidade Local de Saúde de Santa Maria consolida o seu compromisso com uma visão e uma estratégia abrangentes para a área oncológica, que tem como objetivo final estabelecer a ULSSM como um Centro Compreensivo de Cancro (modelo que agrega investigação, ensino, prevenção, diagnóstico e tratamento).
O plano é avançado pelo Presidente do Conselho de Administração, que destaca a Oncologia como uma das prioridades transversais a toda a instituição. “Na ULS Santa Maria, temos mais de 30 serviços que diariamente dão resposta a milhares de doentes na área oncológica: no diagnóstico, na terapêutica, na cirurgia, com grande enfoque na inovação. A visão do Comprehensive Cancer Center de Santa Maria enquadra essa abordagem global da instituição, onde o projeto-piloto de rastreio do cancro do pulmão se insere como uma peça muito importante”, sublinha Carlos das Neves Martins.
Oferta de consultas de cessação tabágica
O programa de rastreios será realizado com recurso a TC (Tomografia Computorizada) de baixa dose – que permite baixar os níveis de radiação a que os utentes são expostos -e ainda assim identificar os nódulos numa fase muito precoce da doença. O centro terá capacidade para realizar 30 exames por semana. A ULS Santa Maria é dotada de elevada diferenciação das suas equipas, e de inovação tecnológica na área do diagnóstico, nomeadamente a navegação eletromagnética.
O rastreio de cancro do pulmão é também acompanhado por um programa de apoio à cessação tabágica em todas as fases do percurso do utente, oferecendo consultas especializadas a quem deseja parar de fumar.
De acordo com a norma da Direção-Geral da Saúde, os rastreios do cancro do pulmão abrangem pessoas entre os 55 e os 74 anos, fumadores e ex-fumadores que tenham, por exemplo, fumado um maço de tabaco/dia durante 20 anos.
A ULSSM integra o consórcio europeu EUCanScreen, cujo objetivo principal é apoiar os países de modo a garantir um elevado desempenho dos programas de rastreio do cancro em todos os Estados-Membros da União Europeia. O cancro do pulmão é o quarto tumor maligno mais comum em Portugal, sendo detetados anualmente cerca de 5 000 mil novos casos e morrem cerca de 4 400 pessoas vítimas desta doença. Fumar é o principal fator de risco.