App my Santa Maria
O Auditório do Centro de Saúde de Sete Rios foi palco de uma sessão de sensibilização e informação sobre o mosquito invasor Aedes albopictus, dirigida a profissionais da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e das Juntas de Freguesia de toda a cidade de Lisboa.
Esta ação visou formar operacionais das autarquias para a implementação de medidas de controlo ambiental deste mosquito, tendo sido realizada no âmbito da colaboração desenvolvida, desde 2022, com a Direção Municipal do Ambiente, Estrutura Verde, Clima e Energia da CML.
A Unidade de Saúde Pública Francisco George (USPFG) da ULS Santa Maria fez parte do grupo dinamizador, que contou com a participação das Unidades de Saúde Pública da ULS São José e da ULS Lisboa Ocidental, assim como do Centro de Estudos de Vetores e Doenças Infeciosas do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge e da Delegação Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo da Direção-Geral da Saúde.
O trabalho de sensibilização sobre o “mosquito-tigre” junto da comunidade civil, realizado pela USPFG da ULSSM, foi alvo de destaque nesta sessão.
Pode ajudar a mapear o mosquito descarregando a aplicação oficial Mosquito Alert. Se fotografar um mosquito suspeito (escuro com riscas brancas nas patas e corpo), envie a foto através da app para validação dos cientistas e da autoridade de saúde pública.