App my Santa Maria
A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa passou oficialmente a fazer parte do Centro Académico de Medicina de Lisboa a partir desta quarta-feira, 19 de Fevereiro, após a entrada em vigor da Portaria que altera a sua composição. O CAML passa assim a ser o primeiro Centro Académico nacional a integrar uma escola exclusivamente de enfermagem, inovação sugerida pela ULS Santa Maria, que reconhece a importância da ESEL e acompanha as melhores práticas internacionais.
“A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, da Universidade de Lisboa, tendo presente a sua localização nobre no Campus Universitário de Santa Maria e a elevada diferenciação e excelência dos seus recursos humanos, é uma entidade e parceira indispensável ao desenvolvimento e concretização da vocação e missão do CAML”, destaca a Portaria publicada nesta semana e assinada pelos ministros da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, e da Saúde, Ana Paula Martins. A ESEL junta-se agora aos membros fundadores do CAML – o Hospital de Santa Maria, a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o agora Instituto de Medicina Molecular, com as adaptações entretanto ocorridas.
Quinze anos depois da sua criação, em Outubro de 2009, o Centro Académico de Medicina de Lisboa mostra o seu dinamismo, ao incluir uma entidade que sempre demonstrou ser parte vital e estratégica para o seu crescimento, através do aproveitamento de sinergias comuns. “Esta integração da ESEL é um justo reconhecimento do seu importante papel no ensino e na e investigação no nosso campus, que honra a memória de Santa Maria precisamente no ano em que se comemoram os seus 70 anos, dado ter sido um trajeto partilhado com a Escola de Enfermagem desde a primeira hora, que agora, e bem, se reforça”, destaca o Presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins.
A Escola Superior de Enfermagem de Lisboa, pelo seu lado, sublinha que “o reconhecimento expresso da importância da ESEL neste consórcio é mais um passo no desenvolvimento estratégico da Escola, no cumprimento do seu plano de ação e da sua missão”.
O primeiro Centro Académico de Medicina a ser criado em Portugal, o CAML tem como principais objetivos promover o desenvolvimento da dimensão académica e da qualificação da prática clínica, a modernização e o desenvolvimento da investigação e a inovação das ciências da saúde na pré e pós-graduação, maximizando as sinergias decorrentes da sua integração geográfica e da elevada diferenciação dos seus recursos humanos.