App my Santa Maria
A ULS Santa Maria inaugurou nesta quarta-feira, 21 de Maio, uma resposta pioneira a nível nacional: a primeira Unidade Multidisciplinar de Asma Grave (UMAG) do país, um projeto inovador que resultou da articulação multidisciplinar entre profissionais dos Serviços de Pneumologia e de Imunoalergologia da ULSSM.
A funcionar desde o final de 2024, a nova Unidade localiza-se no Parque de Saúde Pulido Valente e realizou já cerca de 1200 consultas, entre atendimentos médicos e de enfermagem, sendo que mais de 250 foram primeiras consultas. Encontram-se em seguimento na UMAG cerca de 1200 doentes, dos quais 400 estão medicados com terapêutica biológica, e foram realizadas ainda perto de 900 sessões de Hospital de Dia.
“A inovação é, desde a primeira hora, a prioridade número um deste Conselho de Administração e este é um excelente exemplo de um projeto inovador e verdadeiramente multidisciplinar, que envolve médicos, enfermeiros e técnicos dos dois serviços”, sublinhou o Presidente da ULS Santa Maria, Carlos das Neves Martins.
A cerimónia de inauguração da UMAG contou com as presenças da Diretora do Departamento de Pneumologia da ULSSM, Cristina Bárbara, e da Imunoalergologia, Elisa Pedro, que naquele que foi um dos últimos atos oficiais à frente do Serviço destacou a colaboração transversal das equipas da instituição na concretização deste projeto especial, destacando o papel no terreno da Enfermeira Gestora Fátima Caetano.
A asma brônquica é uma das doenças crónicas mais prevalentes a nível mundial. Em Portugal, a prevalência da asma é de aproximadamente 7%, afetando cerca de 700 mil portugueses, a maioria em idade escolar ou laboral. Os doentes com asma grave ou de difícil controlo necessitam de uma abordagem rigorosa e sistemática para diagnóstico e tratamento.
A organização da UMAG permite essa abordagem personalizada e individualizada dos cuidados de saúde, com maior envolvimento e proximidade entre doentes e profissionais, promovendo a literacia na área de cuidados e a otimização da gestão dos sintomas.