App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria encerrou da melhor maneira as celebrações da Semana da Criança, com a inauguração nesta sexta-feira, 6 de Junho, da nova Horta Terapêutica e de um jardim lúdico no Parque de Saúde Pulido Valente.
Sonho antigo do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência, o projeto que hoje foi apresentado nasce da conjugação de esforços de vários serviço da ULSSM: desde as equipas do Departamento de Pediatria e do seu Núcleo de Humanização, até aos Serviços de Instalações e Equipamentos, Logística e Unidade de Gestão Hoteleira; sem esquecer o trabalho imprescindível do Projeto Arte no Hospital e da Liga dos Amigos do Hospital Pulido Valente, companheiros de caminho sempre presentes.
“Felicidade. É este o sentimento que define este momento, uma enorme felicidade”, resumiu o Presidente da ULSSM na cerimónia que decorreu ao final da manhã, num discurso marcado pela emoção e o simbolismo. “Felicidade pelo que as várias equipas deram para este projeto e pelos que vão usufruir deste espaço, um espaço vivo, de felicidade, humanizado, ao serviço das nossas crianças e das suas famílias”, destacou Carlos das Neves Martins, realçando que este é um projeto que, pelo que significa, marcará o Serviço de Pedopsiquiatria e o Hospital Pulido Valente.
A horta terapêutica fica localizada junto ao Pavilhão do Serviço de Psiquiatria e Saúde Mental da Infância e da Adolescência e da Liga dos Amigos do HPV. Este espaço irá ser utilizado para a realização de atividades terapêuticas com os utentes do Serviço.
Uma obra que resulta de contributos individuais – com destaque para a Diretora do Serviço, Teresa Goldschmidt, a Enfermeira Bela Graça de Almeida, Especialista em Saúde Infantil e Pediátrica, e Graça Oliveira, coordenadora do Núcleo de Ética e Humanização do Departamento de Pediatria – e do trabalho dos heróis coletivos que todos os dias fazem a diferença na vida dos nossos utentes!