App my Santa Maria
A Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) Santa Clara e Lumiar foi a unidade escolhida esta semana para mais uma reunião com responsáveis dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local Saúde Santa Maria (ULS Santa Maria), num modelo de gestão descentralizada e participativa. A reunião foi conduzida pelo presidente do Conselho de Administração da ULS Santa Maria, Carlos Neves Martins, e centrou-se na discussão e preparação de decisões estratégicas até 31 de dezembro, bem como na listagem de prioridades para a agenda de gestão do ano de 2026.
O capital humano esteve no centro da análise e das decisões, com destaque para a valorização e para o desenvolvimento da carreira médica, como prioridade absoluta para fortalecer a resposta da UCSP Santa Clara e Lumiar e o acesso dos cidadãos, o que passa desde logo pelo reforço dos especialistas de MGF.
A reunião centrou-se adicionalmente na organização inovadora da resposta desta UCSP, designadamente por projetos piloto, como a realização de consultas de especialidade hospitalar nesta unidade e a aposta na telemedicina, reforçando os eixos da articulação e da proximidade de cuidados, encurtando distâncias da prestação de cuidados e tornando o acesso do cidadão mais simples e eficaz.
No entendimento de que a UCSP Santa Clara e Lumiar é muito mais do que um moderno edifício ou seja é um espaço onde profissionais e utentes encontram confiança, acolhimento e condições de excelência, conclui-se que é com esta base sólida que devemos já preparar 2026, com um plano que reforçará o acesso, diversificará respostas e alinhará cada ação com as necessidades reais da população e com as políticas de saúde pública que o futuro exige.
“Temos de colocar as pessoas no centro das decisões e da atenção da gestão, leia-se os profissionais e os utentes. É nelas que começa e termina a nossa missão, pelo que o que decidirmos hoje tem de responder claramente aos desafios de amanhã do SNS e às expectativas de hoje dos cidadãos, sempre com a ambição de fazer melhor”, afirmou Carlos Neves Martins nas conclusões da reunião de trabalho.