
Maria Amélia Ferreira de Matos
Enfermeira Adjunta – Direção de Enfermagem
Enfermeira Gestora – Unidade Multidisciplinar de Dor e Unidade de Medicina Paliativa
Caros colegas,
Como enfermeiros, na ULS Santa Maria, enfrentamos diariamente, a cada turno, novas situações, desafios clínicos e humanos de enorme complexidade. A melhor resposta exige conhecimento, traduzido nas melhores práticas, reflexão e sentido critico. O conhecimento científico avança a um ritmo acelerado e cabe-nos garantir que os nossos profissionais têm acesso a ferramentas e oportunidades de atualização.
A formação como processo contínuo promove as boas práticas baseadas em evidência e a curiosidade científica, que por si, favorece o desenvolvimento de novas atividades de investigação.
O desenvolvimento da Formação e da Investigação na área de Enfermagem na nossa instituição passa por fortalecer uma cultura de desenvolvimento pessoal e profissional , apostando na liderança, promovendo ambientes que valorizam a participação ativa dos enfermeiros e na qualificação dos profissionais a partir de estruturas como o Gabinete de Formação e Investigação em Enfermagem (GFIE), os Núcleos de Enfermagem, e parcerias com a Academia, em que programas de formação e investigação são multidisciplinares e envolvem estudantes e profissionais. É neste contexto que se criam oportunidades de aprendizagem, a integração da evidência na prática e se estimula o desenvolvimento de projetos de investigação que tragam respostas concretas aos desafios da saúde atual.
Cada enfermeiro deve ser um agente de mudança e evolução, questionando, propondo e participando nas atividades que favorecem o desenvolvimento e as melhores práticas.
Fica o convite, permita-se a cada momento abrir espaço para aprender, mas também para ensinar, a transformar conhecimento em boa prática, como profissional e como equipa. Acredito que este investimento terá tradução numa resposta clínica mais eficiente, segura e humanizada.
Maria Amélia Matos
Enfermeira Adjunta