App my Santa Maria
O Serviço de Imunoalergologia da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM), como Centro Internacional de Referência e Excelência de Urticária (UCARE, Urticaria Centers of Reference and Excellence) associa-se novamente à celebração do Dia Mundial da Urticária, que se comemora no dia 01 de outubro.
O Dia da Urticária (UDAY) é uma iniciativa global que visa aumentar a consciencialização sobre a urticária em todo o mundo, ajudar a melhorar a vida dos doentes e aumentar o conhecimento entre profissionais de saúde, media e público em geral. O tema do UDAY 2025 é Unmet Needs the Path forward for urticaria, Necessidades não atendidas – o caminho a seguir para a urticária, destacando as necessidades não atendidas das pessoas que vivem com urticária e o papel vital da investigação clínica na condução do progresso. Apesar dos tratamentos disponíveis, muitas pessoas com urticária continuam a viver diariamente com sintomas (maculo-pápulas, prurido e/ou angioedema) persistentes e surtos imprevisíveis que afetam significativamente o seu dia-a-dia, sono e bem-estar mental. O tema deste ano destaca as lacunas nas terapêuticas atuais e enfatiza a importância do avanço da investigação para desenvolver opções de tratamento mais eficazes e abrangentes. A investigação clínica – incluindo os ensaios – oferece uma oportunidade vital para preencher essas lacunas, mas a participação das pessoas permanece baixa devido à desconfiança, falta de informação e barreiras de acesso.
A Unidade de Urticária do Serviço de Imunoalergologia da ULSSM, coordenada pela Dra. Célia Costa está acreditada internacionalmente desde 2018 como UCARE da Rede Europeia de Alergia e Asma (Global Allergy and Asthma European Network) – UCARE|GA2LEN e presta uma assistência altamente diferenciada a utentes de todas as idades com Urticária, assegurando um apoio multidisciplinar quer no diagnóstico quer na terapêutica, promove o ensino pré e pós-graduado e a investigação científica nesta área, participando ativamente e de forma regular em reuniões nacionais e internacionais, assim como nas mais recentes investigações ao nível de diagnóstico e terapêutica, em publicações científicas regulares em revistas nacionais e internacionais, com prémios nacionais e internacionais.