App my Santa Maria
Outubro é, em todo o mundo, o mês dedicado à prevenção e sensibilização para o cancro da mama. Sob o mote “O cancro não é bonito, mas nós podemos ser”, a campanha Outubro Rosa reforça a importância do diagnóstico precoce, da informação e do apoio emocional em todas as fases da doença.
Na ULS Santa Maria, a efeméride foi assinalada com uma iniciativa da equipa de humanização das salas de espera da Radioterapia, que transformou o espaço num percurso simbólico pelas etapas vividas por um doente oncológico.
A ação foi desenvolvida por uma equipa multidisciplinar composta pela médica Filomena Pina, diretora do Serviço de Radioterapia, Cristina Fonseca, enfermeira, Filipa Vaz, enfermeira especialista em RFR, André Figueiredo, médico especialista em Radioterapia, Céu Raimundo, TSDT subcoordenadora, Patrícia Filipe, TSDT, e Isabel Côrte-Real, enfermeira em funções de gestão.
A iniciativa integrou a oferta de flores, a exposição de próteses mamárias e um momento de embelezamento das mulheres, evocando as fases do tratamento – diagnóstico, cirurgia, quimioterapia e radioterapia – culminando num novo olhar de esperança. Os doentes foram ainda convidados a deixar mensagens e desenhos em telas coletivas, num gesto de partilha e força.
O cancro da mama, quando detetado precocemente, tem taxas de cura superiores a 90%. Daí a importância de promover o autoconhecimento e a realização regular de exames, passos fundamentais para uma vida mais saudável e segura.
Com esta ação, a ULS Santa Maria reafirma o seu compromisso com o cuidado humanizado, apoiando doentes, cuidadores, famílias e profissionais de saúde e lembrando que, mesmo perante a doença, há sempre espaço para a beleza, a esperança e a superação.