App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULS Santa Maria) e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar (APDH) realizaram nesta quinta-feira, 23 de outubro, a cerimónia de entrega do Prémio Ramiro Ávila. O grande vencedor da primeira edição do Prémio foi o projeto “Innobics-SAHS: inovação no diagnóstico e tratamento da Síndrome de Apneia Hipopneia do Sono”, da autoria de uma equipa multidisciplinar liderada pelo Departamento de Pneumologia da ULSSM.
Além do prémio principal, a ULS Santa Maria e a APDH atribuíram uma Menção Honrosa ao projeto “Aphasia Screening Test (TeRAp): Construction and Validation for European Portuguese”, da equipa do Laboratório de Estudos de Linguagem do Centro de Estudos Egas Moniz.

O Prémio, criado com o objetivo de incentivar a investigação no âmbito da Saúde, distinguiu projetos que aprofundam a “Integração Funcional dos Cuidados de Saúde que promovam Inovação Clínica e Organizacional” e foi simbolicamente entregue no dia em que o Professor Ramiro Ávila completaria 85 anos, numa cerimónia incluída nas celebrações do 50.º aniversário do Hospital Pulido Valente.
“Estamos a cumprir um sonho, na sequência de um desafio lançado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Hospitalar em Maio de 2023, o sonho de premiar a excelência clínica e de investigação que se faz na nossa instituição, homenageando também o Professor Ramiro Ávila, figura ímpar do Pulido Valente e primeiro presidente da APDH”, vincou o Presidente da ULS Santa Maria na abertura da cerimónia, que contou com a presença da família de Ramiro Ávila, falecido em Fevereiro de 2018. Carlos das Neves Martins anunciou ainda que esta não foi uma iniciativa isolada, e que o Prémio Ramiro Ávila passará a ser entregue todos os anos.

Ana Isabel Lopes, Diretora Clínica dos Cuidados Hospitalares, e Francisco Matoso, Vogal do Conselho de Administração, representaram a ULS Santa Maria na sessão de entrega dos diplomas aos vencedores, onde vincaram a importância e o pioneirismo desta parceria com a APDH, que estimula a inovação e premeia as dezenas de equipas multidisciplinares, das mais variadas carreiras, que se dedicam ao avanço da ciência e dos cuidados de saúde prestados aos nossos doentes. Ideias reforçadas pela Presidente do Júri do Prémio, a antiga Ministra da Saúde Maria de Belém Roseira, e pela representante da APDH, Ana Escoval.
O Professor Ramiro Ávila foi ele próprio um pioneiro, desde logo com a sua tese de doutoramento, onde identificou a suberose, doença dos trabalhadores da cortiça. Deixou uma marca de vanguardismo na Pneumologia moderna e publicou centenas de artigos em revistas científicas.
Antigo Chefe e Diretor de Serviço de Pneumologia do Hospital Pulido Valente, para o qual foi nomeado Presidente em 1988, com este prémio atribuído no dia do seu aniversário a ULSSM homenageia também esta figura ímpar na história da saúde em Portugal e do HPV em particular, como também destacou a Diretora do Departamento de Pneumologia da ULS Santa Maria, Cristina Bárbara, no discurso de agradecimento do Prémio.
Prémio Ramiro Ávila 2025
Autores
Menção Honrosa
Autores
A ULS Santa Maria e a APDH felicitam todos os vencedores e reafirmam o seu compromisso em valorizar a investigação e a inovação em saúde!