App my Santa Maria
Os tumores neuroendócrinos (TNE) são um tipo raro de tumor que se origina a partir de células do sistema neuroendócrino — um conjunto de células com fenótipo neuronal mas com a capacidade de segregar hormonas. Estas células estão espalhadas por todo o organismo, o que explica porque os TNE podem surgir em diferentes órgãos, sendo, no entanto, mais frequentes no trato gastrointestinal, no pâncreas e no pulmão.
Os TNE são habitualmente de crescimento lento e com sintomatologia inespecífica, pelo que, por vezes, o diagnóstico é tardio. É também comum serem diagnosticados em exames imagiológicos efetuados por outros motivos. Quando causam sintomas, estes variam consoante o local do tumor e o tipo de substâncias que as células produzem.
Embora a maioria dos casos surja de forma isolada e esporádica, uma pequena percentagem pode estar associada a síndromes genéticas hereditárias, o que reforça a importância de uma avaliação médica cuidada.
O tratamento dos tumores neuroendócrinos é individualizado e multidisciplinar. Pode incluir cirurgia, terapêuticas médicas (como quimioterapia ou terapêutica com análogos da somastotatina), radioterapia e terapia com radionuclidos.
Na ULS Santa Maria, o Grupo Multidisciplinar de Tumores Neuroendócrinos reúne profissionais de diferentes áreas — Endocrinologia, Oncologia, Gastroenterologia, Cirurgia, Genética, Imagiologia, Medicina Nuclear, Radioterapia e Anatomia Patológica — que trabalham em conjunto para garantir um diagnóstico preciso e um tratamento eficaz.
Saiba mais com o Grupo Multidisciplinar de Tumores Neuroendócrinos da ULSSM.