App my Santa Maria
A USF do Parque – ULS Santa Maria participou no evento “Todos por Todos: Um dia para a Saúde Mental” que teve lugar esta terça feira, dia de S. Martinho, na Escola Secundária Padre António Vieira. Uma iniciativa da Junta de Freguesia de Alvalade que pretendeu sensibilizar para o tema, envolvendo a comunidade escolar, mas também outras entidades presentes na localidade, com atividades dirigidas a mais de 500 crianças entre os 3 e os 18 anos.
A médica Catarina Pinto e a enfermeira Adriana Lopera, acompanhadas por duas alunas de enfermagem, dinamizaram um espaço lúdico e de atividades, como o placard “Como te sentes hoje?”, em que as crianças podiam deixar uma mensagem sobre o modo como se sentiam naquele momento: “podiam explorar emoções, sentimentos e reforçar a necessidade de aceitarmos também as emoções mais negativas”, adianta a médica da USF Parque. Uma outra atividade no espaço da ULS foi o “Cantinho da Calma” a convidar para um momento de pausa, com material para ajudar à reflexão. Já o jogo gigante, cedido pela editora Ideias com História, sobre brincar com as emoções, foi um dos mais participados, sobretudo pelos mais novos.
Também a Unidade de Cuidados na Comunidade Lumiar + participou neste dia de atividades. A enfermeira Cláudia Martins e a fisioterapeuta Mahkam Memarzia promoveram uma sessão de relaxamento especificamente direcionada para as turmas do 2º ano das escolas participantes.
A terminar este dia dedicado à Saúde Mental e ao bem-estar, pais, encarregados de edução e professores foram convidados a assistir a uma mesa redonda, que contou com a preleção da pedopsiquiatra do Hospital Pulido Valente Tânia Clemente, sobre Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA). Doença que afeta crianças e jovens, manifestando-se ao nível das dificuldades sociais e académicas.
Mais uma ação que se insere no âmbito da articulação com instituições da comunidade, um projeto maior que eleva os cuidados de saúde e a ligação com os doentes a um maior nível de proximidade.