App my Santa Maria
Mais de 935 mil pessoas têm o diagnóstico de diabetes em Portugal, estimando-se que muitas outras estejam por diagnosticar ou em risco de a desenvolver nos próximos anos. Mais de 90% dos casos são de diabetes tipo 2. Manter uma alimentação saudável, uma vida ativa, um peso normal e evitar o tabagismo, são fundamentais para prevenir ou atrasar o aparecimento da diabetes tipo 2. Para quem vive com a doença, estas medidas são fundamentais para ter a diabetes controlada e evitar complicações.

Na ULS Santa Maria, o tratamento e prevenção da diabetes e das suas complicações envolve todos os níveis de Cuidados de Saúde e reúne profissionais de diversas áreas e especialidades. As consultas multidisciplinares de diabetes e o Centro de Tratamento de Diabetes tipo 1 e Perfusão Subcutânea Continua de Insulina da ULS Santa Maria envolvem a Endocrinologia, Medicina Interna, Endocrinologia Pediátrica, Enfermagem, Nutrição e Psicologia.
A diabetes tipo 1 atinge cerca de 33 mil pessoas em Portugal. Tem causa autoimune, afeta pessoas em todas as idades e necessita de tratamento com insulina. Os desenvolvimentos tecnológicos, como a monitorização contínua da glicose e o acesso aos sistemas de administração automática de insulina estão a revolucionar o tratamento e a melhorar a qualidade de vida das pessoas que vivem com este tipo de diabetes.
Criar condições para a gestão adequada da diabetes no local de trabalho, mantendo o equilíbrio com a vida profissional e a igualdade de oportunidades no trabalho é fundamental para a qualidade de vida das pessoas que vivem com diabetes.
Consulta externa de Diabetes do Serviço de Medicina Interna acompanhou 247 adultos
No Hospital Pulido Valente, a consulta de Diabetes deu os seus primeiros passos na década de 1980. Desde então, tem vindo a afirmar-se com uma diferenciação progressiva, seguindo as orientações do Programa Nacional para a Diabetes. Hoje integrada na ULS Santa Maria, conta com uma equipa multidisciplinar de profissionais dedicados ao acompanhamento e tratamento das pessoas com diabetes.
Em 2024, a consulta externa de Diabetes do Serviço de Medicina Interna acompanhou 247 adultos com diabetes tipo 1 e tipo 2. Muitos outros doentes beneficiaram de cuidados no internamento e no hospital de dia.
Neste Dia Mundial da Diabetes, deixamos uma mensagem a toda a comunidade:
– Prevenir é o primeiro passo para vencer a diabetes.
– Para quem já vive com diabetes, há estratégias eficazes para um melhor equilíbrio — e, em alguns casos, até para a remissão.
Juntos, continuamos a cuidar e a promover saúde!