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A UCC Lumiar+ da ULS Santa Maria assinalou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência com uma iniciativa de literacia dirigida à comunidade escolar da Escola Básica Maria da Luz de Deus Ramos. A ação contou com a participação da Enfermeira Isabel Vilaça e de Érica Francisco, estudante finalista de enfermagem da Universidade Atlântica, reforçando a ligação contínua entre cuidados de saúde primários, educação e comunidade.
A atividade envolveu 11 turmas, do Jardim de Infância ao 4.º ano, abrangendo crianças dos 3 aos 12 anos. O propósito central foi promover uma aprendizagem prática sobre os cinco sentidos, a diversidade funcional e a importância de construir ambientes onde todos se sintam respeitados e incluídos.
O trabalho articulado entre a UCC Lumiar+, a Associação Promotora do Ensino dos Cegos, o Centro de Educação e Desenvolvimento António Aurélio da Costa Ferreira da Casa Pia de Lisboa, a Social Generation, o Projeto MUSE e o corpo docente da escola permitiu criar quatro espaços temáticos dedicados à exploração sensorial. Nestes espaços, as crianças experienciaram desafios associados à visão, audição, fala, olfato e tato, compreendendo as dificuldades que algumas pessoas enfrentam no seu dia a dia.
A sessão iniciou com os profissionais a explicarem às crianças o significado da data comemorativa e os valores fundamentais da inclusão: igualdade, empatia, respeito e interajuda. Esta introdução, comum aos quatro espaços, preparou as turmas para uma participação ativa nas atividades, incentivando-as a observar, questionar e relacionar o que aprendiam com situações reais do quotidiano escolar.
A iniciativa transmitiu uma mensagem essencial: as pessoas com deficiência possuem os mesmos direitos, necessidades e sentimentos que qualquer outra pessoa. O objetivo foi ajudar os alunos a reconhecer a importância de agir com sensibilidade, compreender as diferenças e promover relações que valorizem todos os membros da comunidade.
Com ações como esta, a UCC Lumiar+ reforça o seu compromisso diário com a promoção da literacia em saúde, contribuindo para a formação de crianças mais informadas, atentas às necessidades dos outros e preparadas para construir uma escola e uma sociedade verdadeiramente inclusivas.