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A equipa de Saúde Escolar da UCC Lumiar+ deu início a mais um ano de atividade do projeto #RAINHAON, com a realização da primeira sessão na Escola Secundária Rainha Dona Leonor. Esta iniciativa tem como objetivo promover a literacia digital e apoiar os jovens na compreensão da sua identidade no contexto digital, de forma simples, crítica e consciente.
A sessão foi dinamizada pela enfermeira Cláudia Martins, Enfermeira Especialista em Saúde Infantil e Pediatria da UCC Lumiar+, da ULS Santa Maria, e desafiou os participantes a repensar o conceito tradicional de “estar ligado”. A partir do Manifesto Onlife da Comissão Europeia, foi introduzida a ideia de que a vida contemporânea já não se divide entre o mundo analógico e o mundo digital, mas acontece numa convivência permanente entre ambos.
Recorrendo à metáfora do estuário, onde o rio encontra o mar, os alunos foram convidados a refletir sobre esta mistura de realidades. Tal como as águas se cruzam, também a experiência humana integra hoje dimensões físicas e digitais de forma indissociável. Neste contexto, o conceito de Onlife não se relaciona com dependência do telemóvel, mas com a inexistência de uma fronteira clara entre o que acontece no ecrã e o que se sente e vive fora dele. Somos, cada vez mais, “anfíbios digitais”, capazes de transitar entre estes dois mundos.
Ao longo da sessão, foram debatidos temas centrais para o quotidiano dos jovens, como a construção da identidade e a diferença entre quem somos e quem mostramos nas redes sociais, a pressão para criar uma imagem idealizada, o valor da atenção num ambiente dominado por algoritmos que competem pelo tempo dos utilizadores, e o impacto real que uma mensagem virtual pode ter na vida emocional e física de quem a recebe.
A atividade reforçou a ideia de que a vida é fluida e que o desafio não está em evitar o digital, mas em aprender a navegar nestas “águas misturadas” de forma segura, consciente e fiel à própria essência. Com o projeto #RAINHAON, a UCC Lumiar+ reafirma o seu compromisso com a promoção da literacia em saúde e com o desenvolvimento de competências pessoais e sociais junto da comunidade escolar.