App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) e a Escola Superior de Enfermagem de Lisboa (ESEL) formalizaram nesta terça-feira, 23 de dezembro, um protocolo de cooperação que visa estreitar os laços entre a prestação de cuidados de saúde e a academia, promovendo o desenvolvimento científico, pedagógico e a inovação na área da enfermagem.
O protocolo, assinado pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSSM, Carlos das Neves Martins, e pela Presidente da ESEL, Patrícia Silva Pereira, estabelece uma parceria ativa para a otimização de recursos e o aperfeiçoamento profissional de ambas as instituições. Este é um segundo memorando assinado pelas duas instituições em menos de um mês, depois de uma parceria assumida no apoio à saúde mental dos estudantes da ESEL.
Esta nova cooperação estratégica, resultante da excelente relação institucional aprofundada pela integração da ESEL no Centro Académico de Medicina de Lisboa, por proposta da ULSSM, assenta em princípios de parceria ativa na formação académica e no aperfeiçoamento profissional, otimizando recursos de ambas as instituições e potenciando o conhecimento na área da enfermagem de estudantes, profissionais e docentes, com inovação no ensino e prestação de cuidados, mas também na investigação aplicada, prevendo ainda a realização de projetos conjuntos nos domínios da gestão e formação em enfermagem, a utilização partilhada de espaços, equipamentos e sistemas de informação, assim como o acesso mútuo a centros de documentação.
Para o Presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins, “este compromisso reforça a aposta no desenvolvimento contínuo dos nossos profissionais da carreira de enfermagem, em todas as vertentes de gestão deste ímpar capital humano, e aprofunda as relações de sete décadas de cooperação entre Santa Maria e a ESEL”.
Para a Presidente da ESEL, Patrícia Silva Pereira, “este protocolo estratégico abre novas e inovadoras oportunidades para a comunidade escolar e profissional, em parcerias de grande alcance e áreas transversais a ambas as instituições”. Carlos das Neves Martins aproveitou ainda a oportunidade para felicitar Patrícia Silva Pereira pela eleição como Presidente da Escola Superior de Enfermagem da Universidade de Lisboa, num momento histórico para a instituição, que a partir de 1 de janeiro passa a integrar a Universidade de Lisboa, designando-se oficialmente como ESEUL.
O presente protocolo entra em vigor de imediato, com um período de vigência inicial de um ano, renovável automaticamente.