App my Santa Maria
A nova Comissão de Humanização dos Cuidados de Saúde da ULS Santa Maria tomou posse nesta sexta-feira, 9 de janeiro, numa cerimónia presidida pelo Conselho de Administração da ULSSM e ‘apadrinhada’ pelo Coordenador Nacional para a Humanização dos Cuidados de Saúde do SNS. Com a sua presença na Aula Magna da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, Fernando Regateiro reconheceu o trabalho de Santa Maria nesta área estratégica e assinalou a importância que a instituição atribui à Humanização, de que é prova a tomada de posse formal da nova Comissão.
Composta por 23 elementos das mais diversas áreas, a Comissão de Humanização da ULSSM dá um passo inovador, ao envolver não apenas os cuidados hospitalares e representantes dos cuidados de saúde primários, mas também membros das associações da sociedade civil na esfera de Santa Maria: a Associação dos Amigos do Hospital de Santa Maria, a Liga dos Amigos do Hospital Pulido Valente, as Amigas do Peito e a Associação de Crianças de Santa Maria.

Uma ideia reforçada pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSSM, Carlos das Neves Martins, que sublinhou a importância deste compromisso e desta missão. “Pretendemos ser uma ponte entre a instituição e a sociedade civil num conjunto de matérias referentes à humanização dos cuidados, em que há oportunidade de fazer ainda mais e melhor. Nesse sentido, alargámos a representação da Comissão às três áreas da instituição – hospitalar, cuidados primários e serviços partilhados – e inovámos mais uma vez, ao convidar as nossas associações para fazerem parte desta área estratégica”.
Já o Coordenador Nacional para a Humanização dos Cuidados de Saúde, Fernando Regateiro, congratulou-se com a formalização desta Comissão: “Os atos formais realçam a importância das coisas e do seu significado. Este ato solenizado e formalizado quer dizer que a instituição sustenta e promove a missão desta Comissão. O que aqui assinalamos é também um ato de Humanização na gestão”.

Maria João Palaré, Coordenadora da Comissão da ULSSM, salientou que a humanização nos seus diferentes eixos e integração de áreas é um pilar fundamental dos cuidados de saúde, tendo como destinatários os utentes, as suas famílias e os profissionais. “É importante a forma como tratamos, mas também como acolhemos a pessoa que recorre aos nossos serviços. É obrigatório o respeito pelos valores humanos e uma melhoria constante na qualidade dos cuidados que prestamos”.
A Comissão de Humanização da ULSSM reforça o seu compromisso com uma instituição que coloca as pessoas no centro de toda a sua atividade.
