App my Santa Maria
Os louvores aos serviços hospitalares da ULS Santa Maria duplicaram em apenas três anos. Os dados da atividade do Gabinete do Cidadão da ULSSM mostram que os nossos utentes fizeram questão de registar perto de 1200 louvores às nossas equipas no ano passado – uma subida de 14% em relação a 2024 -, quando em 2022 esse número pouco passou dos 600 (607).
E se os louvores não param de subir, o número de reclamações nos hospitais da ULS Santa Maria mantém também uma tendência sólida de descida: só entre 2024 e 2025, houve uma quebra de 7% nas queixas, descida ainda maior (menos 13%) se recuarmos a 2022.

Englobados na ULS Santa Maria apenas desde 2024, os Cuidados de Saúde Primários de Lisboa Norte e Mafra apresentaram também no último ano a mesma tendência de subida nos louvores – respetivamente, 178 (+13%) e 82 (+122%) -, naquela que é uma clara aposta transversal a toda a instituição de consolidação de uma cultura de saúde de proximidade com o utente.
Com um organograma funcional renovado, que responde aos desafios da nova organização em Unidade Local de Saúde, o Gabinete do Cidadão da ULSSM analisou no ano passado perto de 5 mil processos e registou um aumento expressivo de casos resolvidos. Dados positivos que traduzem uma estratégia de proximidade ao cidadão e foco na reorganização da resposta às suas necessidades reais, como destaca a coordenadora do Gabinete, Sandra Silva.
E se os louvores motivam e reconhecem o trabalho das nossas equipas, a ULSSM valoriza e analisa da mesma forma todas as reclamações e sugestões dos seus utentes, instrumentos fundamentais na identificação de oportunidades de melhoria nos processos de cuidados e de atendimento.
O Gabinete do Cidadão da ULS Santa Maria é o canal indicado para os nossos utentes apresentarem reclamações, sugestões e opiniões, constituindo, simultaneamente, um instrumento de gestão dos Serviços e um meio de defesa do cidadão.