App my Santa Maria
Miguel Ambaram, médico interno do 4º ano da USF Alvalade/ULS Santa Maria, conquistou pelo segundo ano consecutivo o galardão da “Melhor Ferramenta de Apoio a Consulta”. A segunda edição dos Prémios Médicos de Família de Ouro 2025 distinguiu desta vez o projeto de “Automonitorização da Pressão Arterial”, depois de já no ano passado o médico da ULSSM ter vencido na mesma categoria com uma ferramenta de apoio à identificação da hipertensão arterial secundária.
Dando sequência ao sucesso do ano anterior, Miguel Ambaram voltou a inovar com a criação de um formulário para facilitar a vida aos colegas e utentes. “Detetou-se que havia uma lacuna quando se pedia aos utentes para registarem os dados sobre a sua pressão arterial, pelo que este documento facilita o preenchimento dos registos por parte do utente”, explica o médico, que assim preencheu um vazio, ao criar a ferramenta agora premiada.
Este documento de simples preenchimento, que pode ser disponibilizado em formato físico ou online, foi reconhecido pelo responsável da plataforma MGFamiliar e pelos colegas da especialidade, elementos do júri, que têm elogiado este apoio elaborado por Miguel Ambaram.
Já em 2024, o médico tinha desenvolvido outra ferramenta, também premiada, mas destinada a ajudar os pares a perceber qual a causa da hipertensão arterial secundária, elaborando um documento com a informação esquematizada, para mais facilmente investigar e detetar a etimologia da doença, assim como os dados analíticos e exames a realizar para a confirmar. Uma ferramenta de apoio que torna essa informação “mais uniforme e disponível”.
Para o próximo ano, Miguel Ambaram tem já algumas ideias que podem vir a ser colocadas na prática clínica, sempre com o objetivo de facilitar o trabalho dos médicos e melhor o seguimento dos doentes.
O evento, promovido pela plataforma destinada aos médicos de Medicina Geral e Familiar, que pela segunda vez se realiza para distinguir os melhores representantes da especialidade em diversas categorias, decorreu no passado dia 9 de janeiro, nas instalações da Ordem dos Médicos, no Porto. Celebrar os médicos de família e valorizar o seu papel na sociedade é o objetivo desta iniciativa.
Um grupo de mais de 50 doutorados em Medicina Geral e Familiar foi convidado a votar nas candidaturas recebidas, de categorias tão diversas como a de “Médico de Família ao Longo da Vida”, “Médico de Família do Ano”, “Melhor Artigo Científico”, “Melhor Tese de Doutoramento”, entre outras, num total de cinco finalistas por categoria.
Parabéns ao Dr. Miguel Ambaram pelo reconhecimento do seu trabalho e espírito empreendedor.