App my Santa Maria
O Serviço de Saúde Ocupacional da Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) consolidou, no último ano, uma cultura de bem-estar e segurança das nossas equipas. Com uma abordagem 360º, o serviço registou números expressivos, que abrangem desde a vigilância direta, com a realização de mais de 12 mil consultas, entre médicas e de enfermagem, até ao controlo rigoroso de riscos nos locais de trabalho.
A atividade assistencial direta foi um dos grandes destaques em 2025. No total, realizaram-se mais de nove mil consultas médicas e cerca de três mil consultas de enfermagem, complementadas por quase duas mil intervenções de promoção da saúde. A imunização também foi prioritária, com a administração de perto de 6 mil vacinas, medida essencial na proteção da saúde das nossas equipas e daqueles de quem cuidamos.
A ULSSM registou uma diminuição no número de acidentes de trabalho, , indicador que demonstra o sucesso da aposta da prevenção, e alcançou a cobertura total dos trabalhadores acompanhados nesta área em particular.

Para além das consultas, o serviço atua em diferentes vertentes no terreno, desde a avaliação de riscos e intervenções no âmbito da Segurança e Higiene do Trabalho, até controlos ambientais e monitorização individual da dose de exposição a radiação ionizante, focando-se ainda na formação e processos de melhoria: durante o ano de 2025, foram propostas mais de mil medidas preventivas e realizadas 28 ações de formação, que capacitaram quase mil profissionais para práticas de trabalho mais seguras.
“Estes números demonstram o compromisso da ULSSM em não ser apenas um local de prestação de cuidados aos utentes, mas também um ambiente de trabalho seguro e saudável para os seus milhares de colaboradores,” refere a Diretora do Serviço de Saúde Ocupacional, Ema Leite.