App my Santa Maria
Podia ter escolhido qualquer Hospital para iniciar a sua atividade profissional, mas foi em Santa Maria que encontrou o que precisava para entrar nesta nova etapa da sua vida. João Naves ficou entre os dez melhores alunos na lista global de internos no concurso de 2025, sendo o primeiro a escolher a especialidade de Oftalmologia em Portugal para o internato médico, tendo optado pela ULS Santa Maria.
No secundário, João Naves já gostava de Ciências, mas também de Matemática, Física ou Biologia. Quando chegou o momento de refletir sobre o curso que iria seguir, destacou-se o facto de a Medicina ter um impacto direto na comunidade. “Dava-me satisfação saber que a minha intervenção teria um efeito imediato na vida das pessoas”.
De Sines, sua terra de origem, até ao Campus de Santa Maria foi um passo. Com a avó paterna a viver muito perto do Hospital de Santa Maria, a decisão de vir estudar para a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa acabou por ser óbvia.
Um dos pontos que mais o atraiu na escolha do internato foi a ligação próxima entre a Faculdade e o Hospital. A confluência e a convivência entre médicos, professores, investigadores e alunos, numa lógica de Hospital Escola, foi decisiva na escolha.
A Oftalmologia, sendo uma especialidade médico/cirúrgica, posicionou-se no topo da lista de preferências de João Naves. Quando teve oportunidade de visitar o Serviço ficou impressionado com o desenvolvimento tecnológico e com a minúcia das cirurgias nesta especialidade. “Além disso, a melhoria da qualidade de vida das pessoas é uma coisa quase automática em Oftalmologia”.
Bem-vindo a Santa Maria!