App my Santa Maria
A ULS Santa Maria (ULSSM) fechou o ano de 2025 com um forte impulso na modernização das suas instalações e tecnologia. Os dados mais recentes do Serviço de Instalações e Equipamentos (SIE) mostram que, no último ano, a execução do investimento na ULSSM atingiu os 12,5 milhões de euros, cerca do triplo em relação a 2024.
Com um património de edifícios que se aproxima dos 200 mil metros quadrados — abrangendo o Hospital de Santa Maria, o Hospital Pulido Valente e os Centros de Saúde de Lisboa e Mafra -, a ULS Santa Maria investiu no último ano mais de cinco milhões de euros só na melhoria e requalificação das suas instalações, a que se somam 7,2 milhões de euros aplicados na renovação de equipamentos clínicos e tecnologia hospitalar.

Uma aposta na modernização e manutenção das condições assistenciais ilustrada ainda pelas quase 15 000 ordens de trabalho preventivas emitidas e as cerca de 40 mil ordens de trabalho abertas, um esforço que visa antecipar e corrigir falhas antes que estas afetem a prestação de cuidados aos utentes. Além das reparações previstas em contrato, a ULSSM investiu ainda 4,5 milhões de euros em reparações extra-contratuais e mais de 7 milhões de euros em contratos de assistência técnica especializada.
A escala da operação do SIE é ilustrada por exemplo pela dimensão do Hospital de Santa Maria, em que manter operacional a maior unidade hospitalar pública do país é um desafio logístico de enormes e complexas proporções: com 133.460 metros quadrados de construção, o Hospital de Santa Maria é comparável a uma cidade com 1 300 habitações!
E apesar do aumento da inovação e complexidade tecnológica, bem como do número de equipamentos geridos, a ULSSM conseguiu uma redução nos custos de assistência técnica face ao ano anterior, demonstrando uma otimização na gestão de contratos externos e uma melhor eficiência económico-financeira também nesta área.