App my Santa Maria
Após uma década de aposta estratégica na sustentabilidade ambiental, o projeto do Green Hospital da Unidade Local de Saúde de Santa Maria apresenta resultados históricos na eficiência energética, com 43% da energia consumida no Hospital de Santa Maria no último ano a ser gerada por fontes renováveis. Um sucesso medido também pela redução das emissões de carbono, que caíram 40% desde 2016.
A ULS Santa Maria consolidou-se como uma referência nacional em todo o setor público na transição para a sustentabilidade, assumindo em 2018 de forma integrada uma visão inovadora que foi designada por “Green Hospital” e revolucionou a cultura ambiental da instituição em várias áreas, destacando-se a ainda a subida na classe energética de D para B.
Este salto foi impulsionado por duas grandes obras estratégicas:
“Há quase uma década, assumimos um sonho: sermos reconhecidos como o primeiro hospital verde e saudável do país, tendo conseguido em 2018 um financiamento de 95% a fundo perdido para o projeto, então orçamentado em 15 milhões de euros, fruto de um trabalho de vários serviços e da coordenação de uma Task Force a tempo inteiro, dada a transversalidade e alcance da visão aprovada. Hoje estamos em condições de dizer que o sonho é uma realidade concreta e mensurável. Os resultados do nosso Green Hospital orgulham profundamente toda a instituição, que se tornou um modelo de sustentabilidade para toda a administração pública. Este é o momento para avançar para outro sonho então anunciado: a certificação internacional do Hospital de Santa Maria como hospital verde“, frisa o Presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins.
Eficiência nos edifícios e nos espaços verdes
A sustentabilidade da ULSSM é gerida numa estratégia de 360º. No interior das instalações, cerca de 15 mil lâmpadas no Santa Maria foram substituídas por tecnologia LED e 5 400 janelas e portas foram trocadas por novas soluções com corte térmico e vidro duplo, garantindo melhor isolamento e conforto para utentes e profissionais.
Mas a gestão ambiental da ULSSM estende-se muito para lá dos edifícios. Entre o Hospital de Santa Maria e o Hospital Pulido Valente, a ULSSM tem uma área de espaços verdes equivalente a mais de uma dezena de campos de futebol
A instituição gere ainda, diariamente, a recolha e tratamento de quase 7 toneladas de resíduos no HSM, assegurando que o impacto ambiental da atividade clínica seja minimizado através de processos de triagem e tratamento adequados.
A visão do Green Hospital é sobretudo um compromisso da ULSSM com a nossa comunidade e com o futuro, com novos desafios para o próximo triénio e alargando a visão ao Hospital Pulido Valente e aos Centros de Saúde.