App my Santa Maria
O Departamento de Pediatria da ULS Santa Maria encerrou nesta sexta-feira, dia 13 de fevereiro, as suas XXXI Jornadas, importante evento de âmbito nacional onde a Saúde da Criança esteve em destaque em todas as suas etapas e dimensões: biológica, psicológica e social. O Auditório João Lobo Antunes, no Edifício Egas Moniz da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, foi o palco das diversas Conferências, Simpósios e Mesas Redondas, que contaram com a presença de reputados especialistas nacionais, muitos deles preletores e profissionais desta ULSSM.
Com o tema “One Health. Uma só Saúde em Pediatria”, as Jornadas contaram com a presença de ilustres convidados na sessão de abertura. Presidida pelo Vogal do Conselho de Administração, Francisco Matoso, em representação do Presidente da ULSSM, estiveram presentes representantes Paulo Simões, Presidente da Secção Sul da Ordem dos Médicos, Júlio Pedro, Sub-Diretor Geral de Saúde, e Ana Saianda, da Sociedade Portuguesa de Pediatria. Todos destacaram a importância e relevância do tema geral do encontro, que pretende abranger não só a vertente humana, mas também animal e ambiental, tendo em conta os novos desafios em Saúde.
A Presidente da Comissão Organizadora e Diretora Clínica de Pediatria e do Hospital de Santa Maria, Ana Isabel Lopes, destacou o trabalho desenvolvido pela ULSSM. Num mundo global como o que vivemos, “ser pediatra hoje implica uma aposta no cuidado centrado no doente. Para cada criança o tratamento certo, no momento certo, pela equipa certa”.
Depois de um dia dedicado aos cursos pré-jornadas, os trabalhos analisaram um vasto programa clínico, dando conta de todas as atualizações e inovações nesta especialidade, além de diversas outras abordagens e tópicos que vão ao encontro das necessidades das gerações mais novas. A Mesa Redonda sobre Novas Epidemias, por exemplo, debateu temas como: “Impacto dos écrans no risco cardiovascular; Os riscos de um “corpo perfeito”; Perturbação de défice de atenção/hiperatividade; Intoxicação medicamentosa voluntária e o Impacto das redes sociais no desenvolvimento do adolescente.
De salientar que estas Jornadas envolveram os cuidados de saúde primários do universo Santa Maria, fortalecendo o trabalho todos os dias desenvolvido em articulação com estas equipas.
Para finalizar as Jornadas, ainda houve oportunidade de premiar os melhores trabalhos de Comunicação Oral para “Impacto do Timing Cirúrgico em Recém-Nascidos com Hérnia Diafragmática Congénita em ECMO: 14 anos de Experiência de um Centro de Referência” de autoria de Henrique Sintra Coelho, Eugénia Matos, Marisa Vieira, Karla Pinto, Elizabete Vieira, Cristina Camilo e Francisco Abecassis, e o Melhor Poster com Apresentação foi para “Retenção de Enfermeiros em Contexto Hospitalar e a Influência do Ambiente de Prática: Resultados de uma Umbrela Review”, de autoria de Ana Rita Figueiredo, Cristina Baixinho e Pedro Lucas.