App my Santa Maria
A Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Sete Rios, em parceria com o Serviço de Dietética e Nutrição da ULS Santa Maria, promoveu ao longo do mês de maio um conjunto de sessões dedicadas à alimentação saudável dirigidas aos alunos do 9.º ano da Escola Marquesa de Alorna, envolvendo um total de 116 estudantes.

A iniciativa integrou cinco sessões de educação para a saúde e enquadra-se na aposta contínua da ULS Santa Maria na promoção da literacia em saúde junto da comunidade escolar, incentivando escolhas mais conscientes e hábitos de vida saudáveis desde a adolescência.
A primeira sessão decorreu no dia 13 de maio e marcou o arranque de um conjunto de intervenções dinamizadas pela nutricionista Maria Pimenta, que assumiu um papel central ao longo de todas as sessões, dinamizando os vários momentos de partilha e esclarecimento com os alunos. A sessão contou também com a presença do enfermeiro Manuel Santos, da UCC de Sete Rios.

Antes do arranque das sessões, foi realizada uma recolha prévia de dúvidas e temas de interesse junto dos alunos, permitindo adaptar os conteúdos às suas principais curiosidades e necessidades. Esta abordagem contribuiu para uma maior proximidade e participação dos adolescentes ao longo das várias sessões.

Durante o mês de maio, foram abordadas diferentes temáticas relacionadas com a alimentação e os estilos de vida saudáveis, entre as quais a importância do pequeno-almoço, a forma de identificar opções alimentares mais saudáveis, a composição adequada de um lanche antes da prática desportiva, o custo de uma alimentação equilibrada, a relação entre alimentação e saúde da pele, bem como estratégias para a mudança de hábitos alimentares.

As duas últimas sessões realizaram-se esta quarta-feira, dia 28 de maio, culminando um ciclo de intervenções que reforçou a importância da literacia alimentar em contexto escolar. No final, os alunos foram ainda desafiados a alterar um hábito alimentar e a consumir 20 plantas diferentes por semana, promovendo uma maior variedade alimentar e incentivando comportamentos mais saudáveis no dia a dia.
Com esta iniciativa, a UCC de Sete Rios e o Serviço de Dietética e Nutrição da ULS Santa Maria voltaram a reforçar o trabalho desenvolvido na área da Saúde Escolar, promovendo a proximidade com a comunidade educativa e contribuindo ativamente para o aumento da literacia alimentar e nutricional. Este tipo de ações continua a assumir um papel importante na promoção de hábitos de vida mais saudáveis e na capacitação dos mais jovens para escolhas alimentares mais conscientes.
