App my Santa Maria
O Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte integra um dos consórcios selecionados para a Rede Nacional de Test Beds, programa financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) que visa apoiar empresas para o desenvolvimento e teste de novos produtos, desde soluções clínicas até novas ferramentas digitais. O projeto TB4Health, liderado pelo Biocant Park e do qual fazem parte o CHULN, o Centro Hospitalar Universitário de Coimbra, o Grupo Lusíadas Saúde, Complear e Medtronic Portugal, vai testar cerca de 60 produtos inovadores durante os próximos dois anos, até final de 2025.
O objetivo do TB4Health é acelerar e facilitar a chegada ao mercado de novas soluções tecnológicas e digitais através da partilha de infraestruturas hospitalares para a realização de testes e validações em ambiente real. O projeto é assim uma mais-valia nos cuidados aos doentes e para o desenvolvimento profissional das equipas envolvidas.
O TB4Health pretende promover a medicina personalizada e os cuidados de saúde centrados na pessoa, com o objetivo de aumentar a eficácia, resiliência e sustentabilidade dos sistemas de saúde. O projeto de que o CHULN faz parte vai assim ao encontro de um dos principais objetivos do PRR, potenciar a melhoria do perfil de especialização do país em atividades de elevado valor acrescentado ligadas à Saúde
A capacidade instalada do consórcio TB4Health abrange valências clínicas, de diagnóstico e tratamento, para além de acesso a bases de dados e informação em massa. Isto permitirá a realização de testes relacionados com dispositivos médicos para monitorização ou reabilitação de doentes e acesso a dados importantes para validar, por exemplo, algoritmos de deteção precoce de doenças ou otimização de processos de tratamento clínico.
