App my Santa Maria
O Hospital de Santa Maria acolheu esta semana uma mesa redonda promovida pelo EIT Health Innostars sobre o uso dos dados em saúde. Investigadores, administradores hospitalares e dirigentes da área analisaram soluções inovadoras para o sistema nacional de saúde, contributos que serão compilados num relatório a ser entregue à Comissão Europeia. “Uma discussão que faz todo o sentido que tenha lugar no Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte, que tem a inovação no seu ADN”, destacou Catarina Baptista, vogal do Conselho de Administração do CHULN, no arranque dos trabalhos.
O grupo de especialistas que se reuniu esta semana no anfiteatro Prof. Marco Athias, que incluiu representantes dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, da indústria farmacêutica, start-ups e administradores de alguns dos principais hospitais do país, discutiu os desafios e oportunidades que se apresentam na construção de um sistema de saúde orientado por dados na Europa.
Este evento insere-se numa série de mesas-redondas que estão a ser organizadas pelo EIT Health em vários países europeus, com o apoio da Comissão Europeia. O objetivo é recolher o contributo de cada um dos países-membros sobre a estratégia nacional de implementação da iniciativa European Health Data Space, de como fazer o melhor uso dos dados em saúde e de como poderão ser desenvolvidas soluções inovadoras para o sistema nacional de saúde.