App my Santa Maria
O Diretor Executivo da DE-SNS, Prof Dr. Fernando Araújo, visitou dia 1 de agosto, o Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital São Francisco Xavier (CHLO) para onde, temporariamente, foi deslocalizada a Maternidade do Hospital de Santa Maria, (CHULN).
Os membros dos Conselhos de Administração do Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental e do Centro Hospitalar de Lisboa Norte acompanharam a visita.
Até ao final do primeiro trimestre de 2024, os profissionais de saúde da Maternidade de Santa Maria estarão no Hospital de São Francisco Xavier a prestar cuidados às grávidas da área de referência da Maternidade de Santa Maria.
O professor Fernando Araújo considera esta deslocalização de serviços de “elevada complexidade e exigência” e, porventura, a operação de “maior profundidade da história do SNS”.
A Maternidade do Hospital de Santa Maria vai beneficiar de amplas obras de requalificação e ampliação no valor de mais de 6 milhões de euros, transformando-se na maior maternidade do país, com 12 salas de parto, 2 blocos operatórios com recobro, uma sala de observações (SO), num total de cerca de 1000 m2 de área nova a ser construída. Está ainda prevista a remodelação da Urgência de Ginecologia e Obstetrícia e das instalações da ecografia obstétrica e a ampliação do internamento pós-parto e do Serviço de Neonatologia.
As obras vão decorrer até ao final do primeiro trimestre de 2024.