App my Santa Maria
O Serviço de Imunoalergologia do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte organizou no dia 13 de Outubro a 1ª Reunião de Doentes com Urticária Crónica do CHULN, encontro que teve lugar no Hospital de Santa Maria no âmbito do Dia Mundial da Urticária, que se assinalou a 1 de Outubro sob o lema“Acess to Care” (Acessibilidade aos cuidados de saúde).
Nesta reunião, foram abordados vários temas dirigidos a doentes e cuidadores, desde a clínica à terapêutica da urticária crónica, assim como a utilização dos questionários de avaliação (Patients Reports Outcomes, PROs), de acordo com as mais atuais recomendações nacionais e internacionais da urticária. O encontro contou com a participação da Enfermeira Marta Dedeiras, doente com urticária crónica, e de Mónica Albuquerque, Presidente da Associação Portuguesa de Doentes com Urticária (APUrtica).
O Serviço de Imunoalergologia do CHULN está acreditado desde 2018 como Centro de Referência e Excelência de Urticária (Urticaria Centers of Reference and Excellence) da Rede Europeia de Alergia e Asma (Global Allergy and Asthma European Network) – UCARE|GA2LEN. O Centro UCARE de Serviço de Imunoalergologia do CHULN, coordenado por Célia Costa, presta uma assistência altamente diferenciada a utentes de todas as idades com Urticária, assegurando um apoio multidisciplinar, quer no diagnóstico como na terapêutica.
O Centro promove o ensino pré e pós-graduado e a investigação científica nesta área, participa ativamente e de forma regular em reuniões nacionais e internacionais, assim como nas mais recentes investigações ao nível de diagnóstico e terapêutica, publica regularmente em revistas nacionais e internacionais, tendo vindo a ser premiado nas suas apresentações. Colabora também regularmente com os media e a Associação de Doentes com Urticária (APUrtica) na divulgação pública desta doença.
A Urticária é uma doença que se manifesta na pele, que embora comum é complexa, com uma grande variedade de causas subjacentes, desencadeadas por uma diversidade de fatores e com uma apresentação clínica variável, que continua a ser subdiagnosticada e subvalorizada. A urticária crónica (UC) não controlada é uma doença que compromete não apenas o aspeto físico, mas também o social e o emocional.
Estudos de vida real em Portugal e em todo o Mundo mostram que a UC não controlada tem um impacto significativamente negativo na qualidade de vida dos doentes, que se estende por vários domínios, sobretudo as alterações do sono, alterações psicológicas, implicações na capacidade de concentração e produtividade do doente, com consequente absentismo e presentismo escolar e laboral. Estes doentes recorrem com muita frequência a Consultas e Serviços de Urgência, na tentativa de encontrarem alívio para o sofrimento que está associado a uma doença crónica, na maioria dos casos sem uma causa possível de identificar, mas cujos sintomas têm de ser identificados como urticária. Os doentes têm que ser referenciados a consultas específicas para que a UC seja completamente controlada.
O Dia Mundial da Urticária (UDAY) é uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre a Urticária em todo o mundo, através de atividades dirigidas não só a doentes e seus cuidadores, mas também ao público em geral, profissionais de saúde, decisores políticos, representantes da indústria farmacêutica e media. Pretende-se, assim, contribuir para um diagnóstico mais precoce, uma melhoria da acessibilidade e do tratamento, de forma a garantir uma melhor qualidade de vida dos doentes, assim como diminuir os custos diretos e indiretos associados a esta doença crónica quando não controlada.