App my Santa Maria
A nova Unidade Local de Saúde de Santa Maria, EPE será criada no dia 1 de janeiro de 2024. A partir dessa data, os hospitais de Santa Maria e Pulido Valente unem-se oficialmente numa mesma estrutura de gestão a mais de duas dezenas de unidades funcionais de cuidados de saúde primários do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte e do Centro de Saúde de Mafra, dando resposta direta a cerca de 345 mil utentes.
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria (ULSSM) pretende aprofundar a articulação entre os diferentes níveis de prestação cuidados de saúde, fomentando a proximidade e integração de respostas. A este respeito, importa sublinhar que a prestação de cuidados de saúde primários se mantém nos locais habituais.
No seu Plano de Desenvolvimento Organizacional, a ULSSM assume cinco grandes compromissos estratégicos para os próximos anos nos cuidados à população e para os mais de 7000 profissionais que passa a abranger:
1. Valorização dos recursos humanos, promovendo a motivação pelo trabalho no serviço público de saúde, o equilíbrio entre a vida familiar e profissional, a contínua evolução científico-profissional em contexto de alta diferenciação assistencial e a garantia da qualidade da idoneidade formativa.
2. Melhoria do acesso aos cuidados de saúde, reduzindo os tempos de espera e aumentando a capacidade de atendimento.
3. Modernização tecnológica, através da transição digital na área da saúde.
4. Reforço da rede assistencial e equipamentos.
5. Melhoria da saúde mental e bem estar.
A Unidade Local de Saúde de Maria passa assim a assumir-se como uma das principais instituições de saúde portuguesas, com capacidade de resposta em todas as valências e em todas as áreas de cuidados e com um quadro de recursos humanos altamente diferenciado.
Entre a resposta hospitalar e a dos cuidados de saúde primários, a ULSSM passará a realizar mais 1,5 milhões de consultas por ano e manterá o nível de crescimento assistencial que tem sido assegurado nos últimos anos.
Com um projeto de investimentos ambicioso e uma gestão operacional e clínica desafiante, os mais de 7000 profissionais estão todos convocados para o sucesso desta nova entidade do Serviço Nacional de Saúde.