App my Santa Maria
Henrique Bicha Castelo poderá ser o Provedor do Doente da Unidade Local de Saúde Santa Maria (ULSSM). O convite foi endereçado ao cirurgião pelo Presidente do Conselho de Administração da ULSSM, Carlos das Neves Martins, numa homenagem que lhe foi prestada nesta sexta-feira, 16 de fevereiro no Hospital Universitário Santa Maria.
Mestre de muitas gerações de cirurgiões, Henrique Bicha Castelo foi o percursor da cirurgia laparoscópica no Hospital de Santa Maria, onde criou as primeiras unidades funcionais dirigidas a patologias específicas.
“Esta homenagem não é fruto do politicamente correto, mas parte do coração. É uma pequena homenagem dos seus antigos colaboradores”, afirmou o atual diretor do serviço de cirurgia, Luis Miranda, um dos organizadores da cerimónia e que foi adjunto do homenageado.
Henrique Bicha Castelo dirigiu o serviço de cirurgia durante 22 anos, mas foram 51 os anos em que esteve ao serviço do Santa Maria, muitos anos de dedicação, que o Hospital quis, com esta cerimónia, agradecer e sobretudo homenagear.
“O que estamos aqui a fazer é honrar e reforçar a memória da cultura da instituição, honrar e recordar os seus melhores. Temos de ser gratos a quem serviu a nossa casa, o nosso hospital universitário”, destacou o presidente do Conselho de Administração logo no início da homenagem, para de seguida recordar que “uma instituição que não tem memória, não tem futuro”, não sem antes endereçar a Henrique Bicha Castelo o convite para ser o Provedor do Doente, função extremamente importante que está contemplada na futura orgânica da ULSSM.
Emocionado, o cirurgião, que se jubilou no dia 20 de fevereiro de 2013, agradeceu: “Estou profundamente sensibilizado e orgulhoso por ver que, dez anos depois (de ter saído) há memória. Estou gratificado e agradecido por ver que o que vos levou a fazer isto são as sementes que frutificaram e que estão à vista”.
A homenagem decorreu na sala de reuniões da cirurgia, uma sala criada por Bicha Castelo e que agora passa a ter o seu nome.
A lição de jubilação do professor Henrique Bicha Castelo decorreu há 11 anos e teve como título “Um olhar sobre o tempo sem filigranas”, numa sessão de elevada adesão dos colegas e de muitos convidados externos à FMUL e ao então CHULN. Tal como nesta cerimónia que agora decorreu e que teve a presença de médicos e outros profissionais de saúde de várias gerações que quiseram prestar homenagem a quem contribuiu para a excelência da Medicina e particularmente da prática cirúrgica em Portugal.