App my Santa Maria
O Centro de Diagnóstico Pneumológico (CDP) Ribeiro Sanches, unidade de referência para toda a região de Lisboa e Vale do Tejo no tratamento da tuberculose, faz agora parte da Unidade Local de Saúde de Santa Maria, após formalização pelo Conselho de Administração da sua integração, no passado dia 5 de fevereiro. Com cerca de 10 mil consultas anuais, 3 mil das quais primeiras consultas, e outros 10 mil exames radiológicos realizados todos os anos, o CDP é a maior unidade do país no tratamento desta doença.
O CDP Ribeiro Sanches recebe cerca de 600 novos casos anuais para tratamento e acompanha um total de mais de 2 mil doentes, tratando as diversas formas de tuberculose (sensível aos antibacilares e multirresistentes), a tuberculose latente, a tuberculose na idade pediátrica e as micobacterioses não tuberculosas. Em todas as áreas do diagnóstico e tratamento da tuberculose é o centro de referência regional.
O Centro de Diagnóstico Pneumológico desempenha ainda um papel fundamental ao nível dos rastreios de contactos na comunidade, com visitas periódicas a instituições de toda a região, desde prisões até centros de acolhimento de migrantes e, sempre que necessário, rastreios em escolas e empresas. A sua unidade móvel, equipada com um aparelho de raio X, realizou cerca de 11 mil exames radiológicos só no ano de 2023.
O trabalho desenvolvido pelo CDP Ribeiro Sanches tem especial impacto na Saúde Pública ao impedir a disseminação desta doença infecciosa na comunidade contribuindo de forma relevante para a redução da sua incidência quer a área de Lisboa quer a nível nacional.
A equipa do CDP é constituída por 7 médicos, entre pneumologistas e infeciologistas, 3 enfermeiros, 4 técnicos de diagnóstico e 3 assistentes técnicos e para além de manter o seu estatuto como Centro de Referência do tratamento da tuberculose e unidade de referência para a formação de médicos e outros profissionais, o Centro de Diagnóstico Pneumológico Ribeiro Sanches tem como eixo estratégico o desenvolvimento de projetos de investigação a nível nacional e internacional.
No passado dia 6 de fevereiro, o Conselho de Administração, designadamente o Presidente, Carlos das Neves Martins, o Diretor Clínico para a área dos cuidados de saúde hospitalares, Rui Tato Marinho, acompanhado pela Adjunta da Direção Clínica, Cristina Bárbara, e a Enfermeira Diretora, Carla Martins Ribeiro, acompanhada pela Adjunta da Direção de Enfermagem, Teresa Dotti, reuniram com o Coordenador do CDP, Luís Coelho, e visitaram as instalações, por forma a presencialmente fazerem pontos de situação para uma rápida e tranquila integração desta importante unidade na ULSSM.
Na ocasião, o Presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins, referiu que “a integração do maior e melhor centro de tratamento da tuberculose a nível nacional, centro de referência na investigação e na formação, é uma fantástica oportunidade para a ULSSM, conquanto existirem múltiplas áreas de articulação que reforçarão a capacidade de resposta e a excelência da nossa missão integrada, ao serviço do SNS e centrada no doente, mas também de crescente desenvolvimento e afirmação da diferenciação de referência no tratamento e investigação.”