App my Santa Maria
O Conselho de Jovens do Departamento de Pediatria da Unidade Local de Saúde de Santa Maria vai passar a ser um órgão consultivo do Conselho de Administração (CA) da ULSSM ainda durante este ano, uma medida que vai ser formalizada no novo regulamento da instituição. A confirmação foi deixada pelo próprio presidente da ULS, Carlos das Neves Martins, durante uma reunião realizada nesta segunda-feira, onde os representantes dos utentes mais jovens deixaram um documento com propostas que mereceu aprovação imediata por parte do CA.
“Esperamos que este órgão nos ajude a identificar pontos de melhoria, para que se sintam parte integrante da instituição”, sublinhou o Presidente do Conselho de Administração, que pediu ambição aos quatro jovens presentes na reunião. “Ousem sonhar e ousem desafiar-nos para a mudança”.
E é precisamente com este mote como farol que Carlos das Neves Martins lançou três desafios ao Conselho e ao próprio Departamento de Pediatria: Desde logo, com a criação do ‘prémio inovação jovem’, para reconhecer os melhores projetos nesta área; mas também através da participação dos seus representantes na discussão “sobre a requalificação da urgência, numa primeira fase, e de outras áreas da Pediatria, numa segunda”; e ainda promovendo uma maior ligação às atividades da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e visitas de literacia para a saúde no terreno, em unidades como o Centro de Investigação Clínica ou o centro START de ensaios de fase 1.
O Conselho de Jovens da Pediatria é composto por 10 elementos e começou a funcionar há mais de uma década, em 2011. Retomou a sua atividade regular no pós-pandemia, com reuniões trimestrais. O objetivo do Conselho de Administração da ULSSM é manter a mesma periodicidade, com quatro reuniões anuais.
“A integração no organograma da instituição é um passo em frente para este Conselho”, reconheceu a diretora do Departamento de Pediatria, Ana Isabel Lopes, que lembrou que este é um grupo transversal a várias especialidades e multiprofissional, composto também por médicos, enfermeiros, assistentes sociais, educadoras e psicólogos. “Esta é a voz dos nossos jovens, numa verdadeira visão de cuidados centrados no utente”.
Além da humanização de cuidados, esta será também uma área prioritária para integrar projetos de telemonitorização e telemedicina, numa estratégia de maior proximidade e conforto para os utentes da ULS Santa Maria.