App my Santa Maria
Mais locais para colheita, nos hospitais e centros de saúde da Unidade Local de Saúde de Santa Maria; horários alargados e mais dias para dádiva; parcerias de responsabilidade social com empresas. Estas foram algumas das ideias avançadas pelo Presidente do Conselho de Administração neste Dia Nacional do Dador de Sangue para aumentar as reservas e a autonomia da ULS Santa Maria nesta área.
Durante uma cerimónia simbólica de homenagem aos dadores de sangue, promovida pelo Serviço de Imunohemoterapia da ULSSM, Carlos das Neves Martins realçou o trabalho realizado pelas equipas da Unidade de Colheitas de Sangue no Hospital de Santa Maria. Equipas “a quem deixamos uma palavra de compromisso”, acrescentou o presidente da ULS, “de acompanhar a missão do serviço na concretização do potencial de crescimento e diferenciação da atividade, enquanto grande hospital universitário”.
Para tal, Carlos das Neves Martins desafiou o serviço a apresentar um plano de ação para investimento tecnológico, nas estruturas e nos recursos humanos. Desafio que o diretor do Serviço de Imunohemoterapia, Álvaro Beleza, assumiu no início da cerimónia, ao afirmar que a unidade “vai percorrer um caminho no sentido de aumentar sua autonomia, alargando os locais de colheita”.
Todos os dias, os serviços de saúde necessitam de entre 1000 a 1100 unidades de sangue para os seus doentes. O apelo à dádiva destina-se a todas as pessoas saudáveis entre os 18 e os 65 anos e com mais de 50 quilogramas.
Obrigado a todos os que ajudam a salvar vidas!