App my Santa Maria
O Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde de Santa Maria visitou nesta quarta-feira as obras da nova maternidade do Hospital de Santa Maria, tendo recebido a garantia por parte da empresa responsável pelos trabalhos que o projeto estará concluído no final do primeiro semestre de 2024. O presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins, reforçou que este é um projeto estratégico para a instituição e para toda a região sul do país, que merece um acompanhamento mensal pelo Conselho de Administração, tendo em conta a necessidade de articular as fases da obra com o planeamento da preparação da sua abertura.
A ULS Santa Maria passará a deter a maior e mais diferenciada maternidade do país, reforçando a capacidade de resposta à mulher grávida, ao recém-nascido, acompanhantes e profissionais de saúde. Será uma aposta estrutural na qualidade, segurança e humanização de cuidados ao serviço do SNS e do País.
A obra vai equipar o Hospital de Santa Maria com 12 novos quartos de parto, 2 blocos operatórios e uma sala de observações, num total de cerca de 1000 m2 quadrados de área nova em construção, bem como vai permitir a remodelação total da urgência de obstetrícia e ginecologia, obra que terminará também no primeiro semestre deste ano.
Depois da visita aos trabalhos do novo bloco de partos, o Conselho de Administração tomou conhecimento detalhado no terreno sobre as prioridades de investimento em todo o Departamento de Obstetrícia e Ginecologia no Hospital de Santa Maria, desde a requalificação dos internamentos de Medicina Materno-Fetal (piso 4) e de Puérperas (piso 5), até à nova área de ecografia obstétrica, sem esquecer o Serviço de Ginecologia (piso 3).
Intervenções de renovação e ampliação do Departamento que terão um plano de execução a ser implementado até ao final de 2025, adiantou o Presidente do Conselho de Administração da ULS Santa Maria. “O objetivo é que nestes dois anos o Hospital de Santa Maria tenha todas as condições nesta área estratégica, com modernidade e qualidade. Isso permitirá aos profissionais reforçar a sua excelência na prestação de cuidados e à instituição aumentar o bem-estar das famílias e das equipas nesta importante área clinica, dentro da mudanças na política da gestão de pessoas e do duplo alcance da estratégia friendly worker/friendly user”, destacou Carlos das Neves Martins.
O orçamento para construção da nova Maternidade Luís Mendes da Graça ronda os cinco milhões de euros, a que a ULSSM somará outros cinco milhões de investimentos em equipamentos e intervenções estruturais no Departamento. No total, e tendo em conta as perdas de receitas inerentes à necessária paragem da atividade do Bloco de Partos do Hospital de Santa Maria, este projeto estratégico para o país equivale a um investimento económico-financeiro de cerca de 35 milhões de euros.