App my Santa Maria
Da esq. para a dir.: Caio Bastos, médico interno do Hospital do Rim, São Paulo; José António Lopes, Diretor do Serviço de Nefrologia e Transplantação renal da ULS Santa Maria; Maria Clara Monteiro, médica interna da Universidade Federal do Rio de Janeiro; José Nuno Fonseca, nefrologista da ULSSM e responsável pela orientação do Internato de Formação Específica em Nefrologia
O Serviço de Nefrologia e Transplantação Renal da Unidade Local de Saúde de Santa Maria é cada vez mais procurado por médicos internos de outras nacionalidades para realizar estágios, sinal da sua diferenciação e do reforço da sua importância em termos internacionais. No primeiro semestre deste ano, o Serviço de Nefrologia recebeu internos do Brasil e tem novos pedidos de estágio para o segundo semestre de 2024, incluindo também de médicos espanhóis.
“A escolha do nosso Serviço para realização de estágios por internos de outros países traduz o reconhecimento internacional da qualidade da nossa atividade assistencial e científica e é um motor fundamental no estabelecimento de parcerias com instituições desses país”, destaca o diretor do Serviço de Nefrologia da ULSSM, José António Lopes, que recorda, por exemplo, a estreita ligação ao Hospital do Rim, em São Paulo, a unidade que realiza mais transplantes renais a nível mundial, tendo atingido já a marca dos 25 mil transplantes.
Caio Bastos, 28 anos, é interno no último ano da especialidade de Nefrologia no Hospital do Rim, no Brasil, e já participava nas reunião mensais para discussão de casos de doença renal com as equipas da ULS Santa Maria. O convénio entre as duas instituições despertou o interesse em conhecer de perto o serviço da ULSSM, visita que concretizou no início deste mês de Julho. “E o balanço final é muito positivo”, sublinha. “O Serviço de Nefrologia e o Hospital de Santa Maria são muito maiores do que imaginava. Temos ideia que os serviços no Brasil são grandes, pela dimensão do país, mas o edifício de Santa Maria é de facto impressionante e o Serviço de Nefrologia está muito bem organizado, é de facto de excelência”.
Ideias partilhadas por Maria Clara Monteiro, 26 anos, médica interna da Universidade Federal do Rio de Janeiro e atualmente a estagiar em Santa Maria. Com formação inicial em Clínica Geral, Maria Clara vai agora escolher outra especialidade e quis conhecer de perto o trabalho de um dos maiores serviços de Nefrologia portugueses. “Tem sido uma experiência muito interessante. O serviço é muito maior, com mais recursos e mais tecnologia do que o meu de origem”, realça, apontando a atividade da transplantação renal como aquela que lhe gerou mais interesse para o futuro. Porque de uma coisa ambos os internos têm a certeza: esta experiência em Santa Maria vai aprofundar a relação em projetos futuros.
O Serviço de Nefrologia e Transplantação Renal da ULSSM possui uma qualificada e abrangente atividade nas diversas vertentes da Nefrologia (Nefrologia Clínica, Hemodiálise, Diálise Peritoneal, Transplantação Renal e Nefrologia de Intervenção), com grande variedade de técnicas e consultas ultra-especializadas, em articulação com outras especialidades da ULSSM: a Consulta de Nefro-Oncologia, de Nefro-Genética, de Nefro-Geriatria, Imuno-Nefrologia, de Nefro-Obstetricia, de Síndrome Cardio-Renal, de Nefrologia e de Transplantação Renal de Transição Idade Pediatrica-Idade Adulta, de Litíase Renal, de Imunodepressao e Doença Renal, de Polineuropatia Amiloidotica Familiar, de Síndrome Anticorpo-Antifosfolipido e de Baixa Depuração Renal Pós-Transplantação Renal.
Dentro das técnicas, salientam-se a abordagem dos acessos vasculares para hemodiálise, onde é dado apoio a diversos serviços nacionais, e a abordagem da doença vascular renal no doente transplantado renal. De entre a extensa investigação realizada, o Serviço distingue-se na área da lesão renal aguda onde é reconhecidamente líder nacional e internacional. Estas são algumas das áreas de estágio mais solicitadas por internos de outros serviços nacionais e internacionais.