App my Santa Maria
A Unidade Local de Saúde de Santa Maria tem 13 novos especialistas no seu quadro, médicos assistentes que vão reforçar os serviços de Pediatria (com mais 6 especialistas), Obstetrícia e Ginecologia (mais 3), Anestesiologia (2) e Estomatologia (2). Uma vinculação de novos médicos a diversos serviços através dos concursos abertos recentemente, mas também por contratação direta de especialistas não vinculados ao SNS.
No caso da Obstetrícia-Ginecologia, a ULSSM passa a ter um total de 29 especialistas, sendo de realçar que 2 dos 3 novos especialistas não estavam vinculados no SNS, a que se somam ainda 17 médicos internos, reforço inserido no plano estratégico de requalificação do Departamento.
Os primeiros contratos dos recém-especialistas foram assinados nesta quinta-feira no Conselho de Administração da ULS Santa Maria, momento que assinala a execução prática de um processo que decorreu num tempo recorde de pouco mais de um mês, desde a abertura oficial de vagas no final de Junho.

“Este é o primeiro concurso verdadeiramente autónomo, que pela primeira vez acontece, e a rapidez nestas vinculações prova que somos merecedores da autonomia que nos foi concedida pela Senhora Ministra da Saúde”, vincou o Presidente da ULSSM, Carlos das Neves Martins, na cerimónia que contou ainda com a presença de elementos da Direção Clínica, da Direção de Enfermagem e de Diretores de Serviço.
Neste “momento marcante, para cada um de vós e para todos nós, de vinculação à instituição”, Carlos das Neves Martins destacou também as oportunidades de carreira à disposição dos profissionais num hospital universitário de fim de linha, que integra um grande Centro Académico com a Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e o Gulbenkian Institute for Molecular Medicine, “onde as oportunidades de crescimento profissional e desenvolvimento científico são diversas e extremamente aliciantes para um jovem médico”.
“O céu é o limite nesta vossa Casa, onde podem fazer doutoramentos, investigação, ter carreira académica”, disse ainda o presidente da ULSSM, que terminou referindo que “a nossa responsabilidade é continuar a proporcionar os meios para essa realização, designadamente na inovação terapêutica, na inovação tecnológica e na modernização da gestão, como por exemplo criando Centros de Responsabilidade Integrada e abrindo uma nova organização do trabalho, com autonomia e motivação adicional para os profissionais”.

Este ato marca o inicio da assinatura de um total de 69 contratos com jovens médicos, de especialidade hospitalar e de medicina geral e familiar, que irão ocorrer ao longo do mês de agosto, reforçando assim em qualidade e quantidade este incontornável capital humano da ULSSM.