App my Santa Maria
A USF do Parque – ULS Santa Maria organizou no início do mês de agosto uma semana temática – a Semana do Sol – para que profissionais e utentes conheçam os riscos associados à exposição solar excessiva. Numa semana com muita formação especializada, as Consultas de Rastreio de Cancro Cutâneo foram realizadas em parceria com o Serviço de Dermatologia da ULSSM, exemplo de colaboração entre os cuidados de saúde primários e as equipas hospitalares.

Culturalmente todos consideramos os meses de verão meses mais felizes. O Sol é tido como um fator de maior qualidade da nossa vida e um grande estímulo da nossa felicidade. Mas o sol nem sempre é bom, principalmente quando não o respeitamos e abusamos dele.
A Organização Mundial de Saúde alerta que, em 2020, mais de 1.5 milhões de casos de cancro cutâneo foram diagnosticados e mais de 120 000 mortes por esta causa foram reportadas.
É universal a indicação de que as crianças e adolescentes devem ser protegidos da exposição excessiva e liberal às Radiações Ultravioleta. Os malefícios e consequências desta exposição são cumulativos ao longo dos anos. É preciso cada vez mais encorajar bons comportamentos e medidas preventivas.

No seu caminho para e com a comunidade, a USF do Parque promoveu essa literacia com atividades lúdicas e recurso a materias de organismos de saúde pública, como a Direção-Geral da Saúde. Uma semana preenchida por vários momentos, que mostrou à sua população que o sol é bom, mas com ele não se brinca!