App my Santa Maria
O Serviço de Hematologia e Transplantação de Medula da ULS Santa Maria (ULSSM) tem uma tradição de décadas de excelência na área de diagnóstico do linfoma. Só no último ano, realizou 150 novos diagnósticos de linfoma, número só possível graças a um trabalho multidisciplinar diferenciado com equipas das áreas de Anatomia Patológica e Imagiologia. O Dia Mundial da Consciencialização do Linfoma é assinalado neste domingo, 15 de Setembro.
Os doentes acompanhados pelas equipas de Hematologia da ULSSM têm à sua disposição todas as tecnologias e tratamentos inovadores nesta área, que vão desde as várias técnicas de transplante de medula óssea, até às novas terapêuticas celulares (CAR-T Cell). Nesta última área, foram já tratados 24 doentes, com um seguimento médio de 1 ano após infusão de CAR-T, estando 67% dos doentes vivos sem terem tido até à data recaída do linfoma.

Só no ano de 2023, o serviço realizou 81 transplantes de medula, mais de 30.000 consultas e mais de 13.000 sessões de hospital dia. Assegura ainda uma urgência interna, com um médico de hematologia clínica 24 horas por dia.
A requalificação das instalações é outra das prioridades do Serviço de Hematologia e Transplantação de Medula da ULS Santa Maria. Exemplo disso é a nova Unidade de Transplante Progenitores Hematopoéticos, equipada com 12 quartos privados com casa de banho, que irá entrar em funcionamento até ao final do ano. Já a nova Unidade de internamento, que vai substituir a atual e que se prevê concluída em junho do próximo ano, contará com 28 camas.
O Dia Mundial da Consciencialização do Linfoma pretende sensibilizar as pessoas para a importância do reconhecimento dos sintomas, diagnóstico precoce e tratamento.