App my Santa Maria
Em Outubro de 2012, a jovem alemã Zora Lutz, então com 15 anos, esteve mais de uma hora em paragem cardiorrespiratória, depois de se ter afogado na costa alentejana ao tentar salvar o irmão mais novo, que tinha sido arrastado pela corrente oceânica. Submersa mais de 15 minutos, Zora foi encontrada e resgatada por surfistas e ao fim de 53 minutos de manobras de reanimação retornou à circulação espontânea, contrariando todas as probabilidades. Um recorde de sobrevivência e recuperação que marcou as equipas da Unidade de Cuidados Intensivos Pediátricos da ULS #SantaMaria, onde esteve internada durante duas semanas, antes de voltar ao seu país.
Zora, hoje com 27 anos e estudante no curso de Serviço Social, em Berlim, voltou no dia 24 de Setembro à UCIPED para conhecer os profissionais que a seguiram há 12 anos. “Quando o INEM – Instituto Nacional de Emergência Médica nos contactou para informar que a Zora estava de regresso a Portugal e desejava visitar-nos, não precisei de perguntar quem era. Embora já tenham passado 12 anos, todos os que estavam na unidade naquela altura lembram-se desse caso como se tivesse acontecido ontem”, recorda Francisco Abecasis, Diretor do Serviço de Pediatria Médica da #ULSSM e intensivista da UCIPED. “Há histórias que nos marcam profundamente, e esta foi, sem dúvida, uma delas — felizmente, pelos melhores motivos. Foi com enorme alegria e emoção que reencontrámos a Zora e tivemos a oportunidade de pôr a conversa em dia”.

Uma visita onde foi acompanhada por alguns dos principais intervenientes neste salvamento marcante: o Enfermeiro Tiago Dias, do INEM, e por António Mestre, da Resgate, Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, que deu o nome da jovem ao seu projeto de prevenção de afogamentos. “A história de sobrevivência da Zora demonstra a importância da cadeia de sobrevivência – do pedido de ajuda, suporte básico e avançado de vida, até aos cuidados de fim de linha altamente diferenciados, como acontece em Santa Maria”, destaca Tiago Dias.
A frase com que Zora e a Resgate presentearam os profissionais da UCIPED, numa estatueta oferecida ao serviço, inspira também a homenagem que a ULS Santa Maria lhe presta: viva a vida!