A Secção Sul da Ordem dos Enfermeiros entregou no início de Outubro os prémios de vencedores do orçamento participativo a duas equipas de Enfermagem da ULS Santa Maria. Os projetos ‘Telerreabilitação respiratória à pessoa com Micobacterium non tuberculosis’, da Unidade de Infecciologia Respiratória ULS Santa Maria – Hospital Pulido Valente, e ‘Realidade virtual: uma estratégia para o controlo da dor na pessoa vítima de queimadura’ , da Unidade de Cuidados Intensivos Especiais de Queimados da ULS Santa Maria – Hospital de Santa Maria, ficaram no top 3 dos projetos mais votados para receberem financiamento da Ordem.

Equipa do projeto iniciativa ‘Realidade virtual: uma estratégia para o controlo da dor na pessoa vítima de queimadura’ , da Unidade de Cuidados Intensivos Especiais de Queimados da ULS Santa Maria – Hospital de Santa Maria
Além dos dois prémios para a Enfermagem da ULSSM, o 5º Meeting dos Enfermeiros deu ainda destaque ao Serviço de Urgência Amigo do Idoso no Hospital de Santa Maria, apresentado pela Enfermeira Célia Cardoso, projeto multidisciplinar que conquistou uma das bolsas Mais Valor em Saúde deste ano.
- O projeto ‘Telerreabilitação respiratória à pessoa com Micobacterium non tuberculosis’, da Unidade de Infecciologia Respiratória ULS Santa Maria – Hospital Pulido Valente, promove Cuidados de Enfermagem e de Enfermagem de Reabilitação à distância aos doentes com micobactérias não tuberculosas, via online, promovendo a adaptação à atual situação de saúde, otimizando e reeducando funcionalmente as suas capacidades. A vitória no orçamento participativo vai acelerar a aquisição de mais equipamento para o projeto, principalmente informático.
- A iniciativa ‘Realidade virtual: uma estratégia para o controlo da dor na pessoa vítima de queimadura’ , da Unidade de Cuidados Intensivos Especiais de Queimados da ULS Santa Maria – Hospital de Santa Maria, tem como objetivo implementar a terapia da realidade virtual, já testada a nível internacional, para prevenção e controlo da dor. A aplicação da realidade virtual em doentes com queimadura requer a utilização de um filme ou jogo, num cenário frio, com elementos alusivos ao gelo e água, imagens com cores frias, que para além da distração e diminuição da ansiedade que provoca, também tem um efeito cinestésico, que contraria o “ardor” característico da queimadura.
- O projeto Serviço de Urgência Amigo do Idoso incide em doentes triados com pulseiras amarelas, verdes e azuis e que apresentem critérios avaliados numa escala de fragilidade, sendo a sua equipa constituída por profissionais de saúde em formação contínua na área da emergência no Idoso. Além de uma resposta mais adequada, este programa visa ainda a construção de uma melhor e maior rede de referenciação para outros cuidados, como consultas de Geriatria, Psiquiatria ou nos Cuidados de Saúde Primários.

Célia Cardoso integra o projeto Serviço de Urgência Amigo do Idoso