App my Santa Maria
“Hoje celebramos a nossa profissão, o nosso compromisso com o cuidar, e acima de tudo, a nossa capacidade de todos os dias transformarmos vidas”, foi assim que Lino Oliveira, Coordenador do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da ULS Santa Maria, deu início à sessão.

Os Enfermeiros de Reabilitação desempenham um papel fundamental na promoção da autonomia e na melhoria da qualidade de vida de milhares de cidadãos, ajudando-os a alcançar uma vida independente e ativa.
O contributo dos enfermeiros de reabilitação, sublinha Lino Oliveira, “vai muito além do que frequentemente é reconhecido”, são “Imbuídos de uma prática altamente especializada, proporcionam cuidados ao longo de todo o ciclo de vida, em todos os contextos da prática de cuidados, que vão desde a recuperação da autonomia até à preservação da independência nas suas atividades quotidianas”.

Esta é uma especialidade que coloca o doente no centro dos cuidados, através de uma abordagem holística, empática e científica, intervindo na vertente emocional, cognitiva e psicossocial, preparando assim, segundo Lino Oliveira, a pessoa “para enfrentar os desafios da sua condição e alcançar o máximo de independência possível, facilitando a reintegração plena no seu ambiente familiar, social e profissional”.
Lino Oliveira terminou a sua intervenção agradecendo a todos os Enfermeiros de Reabilitação, que diariamente dedicam o seu saber e o seu coração ao serviço da reabilitação. “vocês são verdadeiros agentes de mudança, peças-chave no processo de transformação e capacitação dos nossos doentes. Agradeço o vosso esforço, a vossa empatia e vosso inabalável profissionalismo”.

Rui Tato Marinho, Diretor Clínico também marcou presença na sessão onde elogiou o papel exigente e imprescindível que o enfermeiro de reabilitação tem na devolução de autonomia e independência a todos os doentes que passam por um processo de reabilitação.

No período da tarde realizou-se a 2ª sessão do “Café da Reabilitação”, esta é uma iniciativa do Núcleo de Enfermagem de Reabilitação da ULS #SantaMaria, um espaço informal, onde a partilha de saber e conhecimento foram a pedra de toque. Neste espaço foi possível partilhar experiências, e conhecer projetos de outros serviços na área da reabilitação.

Carla Martins, Enfermeira Diretora, foi uma das convidadas, que começou por parabenizar os responsáveis pela iniciativa e lembrou que também ela começou a sua carreira profissional como enfermeira de reabilitação. “a valorização técnica, a integração em equipas multidisciplinares, e o envolvimento do enfermeiro na tomada de decisão, são mudanças que têm vindo a acontecer nos últimos anos e que registo com muito agrado”, disse.

“A aposta na especialidade de enfermagem é uma realidade, somos a especialidade que maior número de elementos tem, e desejamos muito em breve abrir mais concursos para enfermeiros de reabilitação, porque queremos dotar as equipas de maior número de profissionais, que permitam robustecer as equipas e assim prestar mais e melhores cuidados aos nossos doentes”, concluiu, Carla Martins.
