App my Santa Maria
O Departamento de Coração e Vasos da Unidade Local de Saúde de Santa Maria realizou recentemente com sucesso os seus primeiros implantes do Cardioversor-Desfibrilhador Implantável Extravascular (Aurora EV-ICD). Este feito representa um avanço significativo na prevenção da morte súbita cardíaca em doentes com condições de saúde complexas.
O CDI Extravascular é um dispositivo inovador desenvolvido para proteger doentes em risco de arritmias potencialmente fatais, composto, para além do gerador, de um único elétrodo posicionado sob o esterno. Ao contrário dos CDI tradicionais, transvenosos, que requerem a colocação de elétrodos dentro do coração através de veias, este sistema extravascular potencializa terapias altamente eficazes para proteção dos doentes, nomeadamente pacing anti-taquicardia e terapia de desfibrilhação que podem terminar arritmias ventriculares, assim como a possibilidade de assegurar pacing para prevenção de pausas. Esta abordagem reduz as complicações associadas aos CDI transvenosos, mantendo a mesma eficácia terapêutica.
Os procedimentos foram realizados por uma equipa multidisciplinar, composta por elementos da cirurgia cardiotorácica (Ricardo Ferreira,) e da Cardiologia (Pedro Marques), para além de Anestesologistas, enfermeiros e técnicos, demostrando uma vez mais o resultado de uma colaboração estreita no Departamento de Coração de Vasos da ULSSM e o seu compromisso em adotar tecnologias inovadoras para beneficio dos doentes.
Os três doentes que receberam estes dispositivos, com comorbilidades específicas, necessitavam do dispositivo como medida preventiva de morte súbita cardíaca e tiveram alta no mesmo dia do procedimento.